Cultura & Lazer Titulo
Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil se apresenta em Sto.André
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
19/05/2003 | 19:59
Compartilhar notícia


Eles são crianças e jovens como muitos outros: gostam de brincar ou passear, estudam e ouvem músicas das mais variadas. Mas quando sobem ao palco, tocam obras de compositores como Mozart, Strauss e Vivaldi. São os integrantes da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, um grupo de 120 componentes mantido pelo município de São Paulo, que se apresenta nesta terça-feira, às 15h30, no Teatro Municipal de Santo André. A regência é da norte-americana radicada no Brasil, Gretchen Miller.

A orquestra existe há um ano e é vinculada à Escola Municipal de Música, em atividade há quatro décadas. Os componentes têm idades entre 7 e 20 anos, e pertencem às mais diversas camadas sociais, econômicas e culturais. “Há muitas crianças carentes no grupo, que são dedicadas e apresentam um bom desempenho”, diz Gretchen.

Para ingressar na orquestra é preciso passar por testes – o que já não é fácil. De acordo com a maestrina, a concorrência para entrar na Escola Municipal de Música (origem de 60% dos integrantes da sinfônica) é enorme: cerca de 60 alunos para cada vaga.

“O envolvimento deles é total”, diz Gretchen, lembrando que muitos pensam em se profissionalizar no futuro. Até pequenos virtuoses começam a despontar, como o garoto Victor Bignai, 9 anos. Em 31 de agosto ele deverá ser um dos solistas da orquestra na Sala São Paulo. Missão: tocar no violino uma peça de Vivaldi.

Tem até criança com música erudita no DNA, como o segundo-violino Pedro Florence, filho do maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André, Flavio Florence. “Ele vai muito bem”, diz a maestrina.

Segundo Gretchen, o repertório do grupo é basicamente erudito, embora algumas vezes executem obras populares. “Os arranjos são mais simples, feitos especialmente para que as crianças possam executá-los”, afirma.

Nesta terça-feira, os 120 meninos e meninas tocarão a Sinfonia nº 40, de Mozart; a Abertura 1812, de Tchaikovski; a Valsa do Imperador, de Strauss; Rapsódia em Blues, de Gershwin, a ciranda Entrei na Roda e Asa Branca. Será um concerto didático, com a própria maestrina explicando sobre os instrumentos e repertório.

“É interessante como esse trabalho ajuda a formar público. Quando as crianças vêem outras crianças tocando e curtindo, elas passam a apreciar também. Com isso, deixa de existir essa idéia de que música erudita é uma coisa chata”.

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil – Concerto. Terça-feira, às 15h30. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 6.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;