Cultura & Lazer Titulo Exposição em São Bernardo
Isis Gasparini transforma arquivo
de 21 mil fotografias em blocos

Imagens criadas ao longo de dez anos ocupam espaço da OMA Galeria

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
15/08/2021 | 12:17
Compartilhar notícia


A OMA Galeria, de São Bernardo, abriu no último dia 7 a exposição, a primeira da artista Isis Gasparini no espaço. A mostra tem curadoria de Pollyana Quintella e exibe seleção de mais de 21 mil fotografias tiradas pela artista, que investiga a relação entre o público e os espaços expositivos, como museus e galerias de arte.

A forma de apresentação das obras foge do esperado para uma exposição de fotografias, já que a artista transformou seu acervo em grandes volumes, alguns encadernados em todos os lados, o que impede que as imagens sejam visualizadas individualmente. Logo na entrada, há um bloco aparentemente sólido. Porém, o corte longitudinal que o divide em dois mostra pistas de seu conteúdo, formado por mais de 500 fotografias sobrepostas.

Só resta imaginar o conteúdo das fotografias, que foram captadas ao longo de dez anos e incluem registros, estudos e obras finalizadas. Nesta mostra, o importante não é o valor de cada uma das imagens, mas seu volume acumulado, que se consolida em blocos de diferentes espessuras que formam relevos que ocupam o espaço da galeria. Seu empilhamento materializa o ato de fotografar, repetido incessantemente pela artista ao longo do tempo em diferentes lugares, como Alemanha e França.

A artista ainda ocupa a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, no Centro de São Bernardo, com a exposição <CF51>Sob o Risco de Perder o Encontro com a Aurora. Na parede, a frase ‘Sobreviver como poesia’ faz referência à possibilidade de se viver de arte, algo cada vez mais difícil, mas também reflete sobre a arte como forma de se sobreviver aos retrocessos, violências e à situação pandêmica do momento. 

Isis Gasparini vive em São Paulo e desenvolve projetos que têm como matérias centrais corpo, imagem e luz. A artista pensa esses elementos como presenças que habitam exposições e causam diferentes respostas no corpo do público, investigando o espaço expositivo como elemento que interfere politicamente nas relações entre espectadores e obras de arte. Recentemente, participou de exposições coletivas em Berlim.

As exposições têm entrada gratuita e acontecem até 8 de outubro. O uso de máscara é obrigatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;