Setecidades Titulo Bairro Capuava
Construção de viadutos provoca
interdições no bairro Capuava

Os dois elevados, que fazem parte do projeto de ligação do
Complexo Jacu-Pêssego, devem ficar prontos em dezembro

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/05/2012 | 07:00
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As obras para a construção de dois viadutos provocam interdições de ruas e avenidas no bairro Capuava, divisa entre Santo André e Mauá. Os elevados são construídos pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e fazem parte do projeto de ligação do Complexo Jacu-Pêssego com a Avenida dos Estados.

O principal ponto de bloqueio é no acesso à esquerda para quem vem da Avenida Presidente Artur da Costa e Silva, em Santo André, e precisa acessar a Comendador Wolthers, já no município vizinho. Com a interdição, o motorista precisa fazer o retorno próximo ao Viaduto Cassaquera e entrar em Mauá pela Avenida Manoel da Nóbrega. Com o desvio, o trajeto foi aumentado em cerca de três quilômetros. Segundo a Prefeitura andreense, o acesso foi fechado no fim do mês passado e ficará interditado até o término das obras. A Avenida dos Estados também tem faixa bloqueada na área de divisa.

A Comendador Wolthers também está interditada para quem sai de Mauá rumo à Avenida Presidente Artur da Costa e Silva. A opção de desvio é pelas avenidas Juraci Fernandes e Manoel da Nóbrega. 
Por conta da construção do viaduto que irá transpor a linha férrea, a conversão da Avenida Manoel da Nóbrega para a Rosa Kasinski também está bloqueada. Segundo comerciantes, a medida foi tomada há cerca de dez dias.

A Dersa informa que a obra está dentro do cronograma e que o prazo para finalização é dezembro.

IMBRÓGLIO
Até o início deste ano, a construção dos viadutos era alvo de briga judicial entre a Dersa e a Prefeitura de Santo André, que havia embargado a obra devido a mudanças no projeto original.
Inicialmente, o acordo era para que fossem construídos dois elevados na Avenida dos Estados, sendo um para

o retorno de quem segue na via sentido São Paulo. O projeto foi modificado para readequação financeira. Com a mudança, a proposta da Dersa era para que o retorno fosse feito no pontilhão em frente à Avenida Ayrton Senna, que teria sentido de circulação invertido. Na época, o diretor de Trânsito de Santo André, Adriano Roberto Silva, protestou contra a alteração, alegando congestionamentos e risco de acidentes.

Em março, a Dersa anunciou que recebeu R$ 5 milhões do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para a construção de novo pontilhão, localizado a cerca de 600 metros à frente do novo viaduto.

O objetivo das construções é agilizar a ligação de Santo André com o Trecho Sul do Rodoanel e a Avenida Jacu-Pêssego.




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