Política Titulo Troca de experiências
União credencia S.Caetano em programa federal anticorrupção

Governo Tite estará no Time Brasil, que visa aperfeiçoar técnicas de combate às denúncias

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
08/06/2021 | 20:43
Compartilhar notícia
Divulgação/PSC
Divulgação/PSC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

A CGU (Controladoria-Geral da União) qualificou a Prefeitura de São Caetano para participar do programa Time Brasil, instituído pelo governo federal para fortalecer o combate à corrpução.


O projeto federal foi criado em 2019, tendo três eixos centrais (transparência, integridade e participação social). No material sobre a ação, a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirma que o Time Brasil está alinhado com a Agenda 2030, de ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas).

São Caetano tem, desde 2017, a CGM (Controladoria-Geral do Município), comandada por Mylene Gambale, justamente com o objetivo de apurar denúncias que pudessem envolver o governo.

“O ingresso neste programa federal, pautado na transparência e integridade pública, é um reconhecimento do trabalho que fazemos de prevenção e combate à corrupção, de promoção da ética no serviço público e de transparência na comunicação com o munícipe”, comentou o prefeito Tite Campanella.

Conforme o programa Time Brasil, Estados e municípios credenciados têm acesso a uma assessoria especializada, a capacitações presenciais e à distância sobre os temas específicos de seu plano de ação, além de acesso a sistemas e apoio remoto, roteiros, guias e material técnico para implementação das ações. Essas atividades precisam estar em plano de metas estipulado pela prefeitura que queira aderir ao programa – o pedido de inclusão precisa ser referendado pela União, com base em critérios técnicos.

“A CGU entrou em contato com a Repac (Rede Paulista de Controladorias Municipais) e fez o convite para os municípios integrantes participarem do processo de adesão ao Time Brasil. São Caetano participou do processo e foi qualificada”, disse Mylene Gambale, que, além de comandar a CGM, é coordenadora executiva da Repac.


Hoje um grupo de trabalho de acompanhamento da implementação do Time Brasil em São Caetano será criado e terá sua primeira reunião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;