Economia Titulo
‘Não estamos obrigados a fazer recall’
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
04/04/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A Volkswagen, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou ontem que “não está obrigada a fazer o recall do Fox” para corrigir um problema no banco traseiro que decepou parte do dedo de oito proprietários do modelo no Brasil.

 Segundo a montadora, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, apenas propôs um termo de ajustamento de conduta, que será estudado pela empresa.

 “A Volkswagen tem dez dias para estudar a proposta e até sugerir outras soluções. Não estamos sendo obrigados a fazer recall”, afirmou a assessoria de imprensa, respondendo pela diretora de assuntos corporativos, Júnia Nogueira de Sá.

 O DPDC se reuniu na quarta-feira com os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, Ministério Público Federal e Procon São Paulo, para tratar da questão.

 A nota emitida à imprensa e publicada no site do DPDC diz que “foi proposto pelos órgãos o ajustamento de conduta à Volkswagen, incluindo a obrigatoriedade de um recall – a convocação dos proprietários para fazer o reparo necessário dos veículos e evitar novos danos. A empresa deverá promover a convocação por meio de anúncios na televisão, rádio e jornais, além de enviar correspondências a todos os proprietários de modelos Fox fabricados a partir de 2003, conforme prevê o artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor.”

 Embora a montadora afirme não estar sendo obrigada e que estuda outras soluções, é possível que a montadora acabe realizando o recall, até para evitar problemas de imagem no mercado.

 Quando o problema no banco traseiro se tornou público, no início de fevereiro, a Volkswagen anunciou que instalaria gratuitamente uma peça de borracha que evitaria os acidentes.

 No entanto, na ocasião, a empresa negou a necessidade de recall e explicou que a troca seria feita a todos os consumidores que ainda tivessem dúvida com relação à operação para aumentar o tamanho do porta-malas. Para esclarecer dúvidas, a Volkswagen colocou à disposição dos clientes um site (www.vw.com.br/bancodofox) e o telefone 0800-019-8866 (das 8h às 22h).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;