Setecidades Titulo
Especialista explica complexidade de apagão da Telefônica
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
04/07/2008 | 07:30
Compartilhar notícia


O professor Denis Gabos, do setor de Ciências da Computação do Centro Universitário da FEI, acredita que o problema ocorrido quinta-feira seja complexo o suficiente para que a investigação sobre a causa caminhe somente em uma direção.

Os backbones principais da Telefônica são comparado por Gabos a auto-estradas por onde trafegariam os dados. Quando tenta entrar em um site na internet, o usuário é encaminhado a uma rede de acesso, similar às ruas de um bairro tranqüilo, onde a informação trafega de forma mais lenta.

Depois de passar por diversos roteadores (comparados a indicadores de sinalização das vias), atinge grandes avenidas, de velocidade maior, já consideradas backbones. Por sua vez, essas ‘avenidas' deságuam o fluxo em backbones principais.

O especialista da FEI acredita que o problema esteja em uma dessas grandes "auto-estradas" da informação. "Pelo tamanho do problema e pela quantidade de órgãos até governamentais envolvidos, é mais provável que isso tenha ocorrido", afirmou.

O professor explica ainda que a solução do problema é proporcional à complexidade que envolve os sistemas de comunicação utilizados para a transmissão de dados atualmente. "Pode ser a configuração de um software, tráfego mais pesado que sobrecarregou o roteador ou mal-contato em partes de hardware. São várias hipóteses", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;