Setecidades Titulo
ProUni: 2.650 vagas na região
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
29/11/2006 | 22:19
Compartilhar notícia


Vinte e oito instituições de ensino do Grande ABC, cadastradas para o ProUni, oferecerão juntas 2.650 bolsas em diversos cursos. As inscrições para o ProUni começaram quarta-feira, com número recorde de bolsas de estudo: 108.025 distribuídas em todo território nacional.

O número de instituições de ensino superior que aderiram ao ProUni 2007 (Programa Universidade Para Todos) do Governo Federal aumentou 15,6%. Para o próximo ano estão cadastradas 1.424 instituições, contra 1.232 em 2006.São Paulo é o estado brasileiro com mais vagas, com 36.323, seguido pelo Paraná, com 15.807 vagas.

O grande volume de inscritos já provocou congestionamento do site na tarde de quarta-feira. O Ministério da Educação informou que aproximadamente 30 mil pessoas acessam portal ao mesmo tempo. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as áreas com maior oferta são as de ciências sociais, negócios (administração e marketing) e direito. Estas três áreas juntas somam 52,952 bolsas de estudo.

A Faculdade Anchieta, em São Bernardo do Campo, é a que mais vagas disponibilizará, 653 ao todo que serão distribuídas a estudantes selecionados no ProUni 2007.

As instituições de ensino participantes do programa recebem uma série de benefícios fiscais, entre eles a isenção do Imposto de Renda, do PIS (Programa de Integração Social) e do Confins (Contribuição para o Programa de Integração Social).

Entidades com três ou mais avaliações negativas no Sinaes(Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) estão impedidas de participar do ProUni.

Como participar – Para concorrer a uma das bolsas, os candidatos devem atender a algumas exigências estabelecidas pelo ProUni, como ter estudado todos os anos do ensino médio em escolas públicas e ter realizado a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2006. A nota mínima do Enem deve ser igual ou superior a 45, na média entre a redação e a prova escrita.

A bolsa integral é oferecida a estudantes com renda familiar, por pessoa, de no máximo R$525, ou seja, um salário mínimo e meio. Já a bolsa de 50% (parcial) é destinada aos candidatos com renda familiar per capta de até três salários mínimos (R$1.050).

Ao preencher a ficha eletrônica, o estudante poderá fazer uma combinação de cinco cursos e cinco instituições, que podem ser refeitas durante o período de inscrição. No dia 20 de dezembro o ProUni divulgará os pré-selecionados para a segunda etapa.

Serviço – As inscrições vão até o dia 16 de dezembro e só podem ser feitas pelo site do ProUni (http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;