Setecidades Titulo
CPTM distribui livros para passageiros de trens
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
28/10/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começou ontem a distribuição de 15 mil livros pelas estações que fazem parte do sistema. Santo André recebeu a ação ontem e quinta-feira será a vez de Mauá.

O programa Livro Livre tem como objetivo mostrar que os livros não possuem donos e são patrimônios culturais da humanidade. Sendo assim, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores.

Entre as obras distribuídas à população estão alguns clássicos da literatura brasileira como: O Ateneu, de Raul Pompéia; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; entre outros. Mas a lista de livros doados (novos e usados) também conta com autores consagrados internacionalmente, como Agatha Christie, por exemplo.

Cinco artistas circenses fizeram a distribuição dos livros na estação de Santo André, ontem. Eles interagiram com os usuários distribuindo os livros. "Achei fantástica essa iniciativa de incentivo à leitura", disse a pedagoga, Carmelita da Conceição Bispo, 52 anos, que leciona em Rio Grande da Serra e utiliza o trem todos os dias.

A iniciativa da CPTM tem apoio de bibliotecas públicas e editoras. Em 2006 foram distribuídos cerca de 2000 livros, no ano passado mais de 3000. "Este ano pretendemos bater o recorde de obras doadas. Nas estações menores queremos alcançar a média de 500 livros doados", disse a coordenadora do projeto, a bibliotecária da CPTM, Maria Cândida de Assis Figueiredo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;