Setecidades Titulo Contra Covid-19
Grande ABC inicia vacinação dos profissionais de Segurança Pública

Expectativa é de que 7.800 agentes sejam imunizados na região nos próximos dias

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br
05/04/2021 | 11:25
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Teve início nesta segunda-feira (5), em todo o Estado de São Paulo, a vacinação contra a Covid-19 de policiais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Metropolitanas e polícias Federal e Rodoviária Federal que atuam no Estado de São Paulo. A expectativa é que cerca de 7.800 agentes sejam imunizados contra a Covid nos próximos dias só no Grande ABC. O Tenente Coronel Paganotto, do 1º BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária), de São Bernardo, recebeu o imunizante no posto de vacinação montado no 24º BPMM (Batalhão da Polícia Militar Metropolitana), em Diadema, e está aliviado pela categoria ter sido reconhecida pelo Governo do Estado como prioridade. "Estou me sentindo mais seguro para continuar realizando minhas atividades. Estamos acompanhando o agravamento da situação e do números de óbitos. Perdemos alguns colegas e o reconhecimento da prioridade em imunizar os policiais, que sempre estiveram na linha de frente, nos traz gratidão. Continuamos torcendo para que nossa família e todos o cidadãos brasileiros possam ser vacinados o mais rápido possível", disse.

Em São Caetano a imunização está sendo realizada na 3ª Companhia da PM (Polícia Militar) , na Avenida Goiás. O prefeito Tite Campanella Cidadania), que acompanhou o inicio da vacinação, comemorou em suas redes sociais o iníciop da vacinação para a categoria. "Estou muito feliz hoje de estar aqui no batalhão da Polícia Militar de São Caetano onde estamos vaciando as pessoas que atuam na força de segurança da cidade", afirmou. A expectativa é de que 1.500 profissionais recebam a primeira dose no município até o fim da semana.

Santo André também iniciou a imunização nas primeiras horas da manhã no CPA6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano). A expectativa é de que 2.000 agentes sejam imunizados na cidade.

De acordo com o governo estadual, 180 mil doses foram disponibilizadas para a Secretaria de Segurança Pública para atender profissionais, que têm esquema próprio de imunização. O Governador João Doria (PSDB) acompanhou, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Capital, o início da vacinação. "Em 10 dias, praticamente todos desta população dos profissionais de segurança estarão vacinados”, disse Doria.

A campanha ocorre com uma grande operação logística montada para a distribuição das doses, que foram disponibilizadas aos agentes em mais de 82 unidades da Polícia Militar no Estado. O objetivo da medida é evitar aglomerações nos postos públicos de saúde, onde prossegue a campanha de vacinação para o restante da população.

A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições, com exceção daqueles que não atendem aos critérios médicos estabelecidos pelas autoridades de saúde, como gestantes, lactantes, ter sido contaminado pelo coronavírus há 30 dias ou menos. Para receber a imunização os profissionais de segurança podem fazer um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br. O registro, porém, não é obrigatório.

A estrutura montada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para imunizar os agentes inclui 76 pontos de vacinação vinculados a unidades da Polícia Militar. São 21 na Capital, sete na Grande São Paulo, três na região de São José dos Campos, sete na região de Campinas, sete na região de Ribeirão Preto, cinco na região de Bauru, quatro na região de São José do Rio Preto, seis na Baixada Santista, quatro na região de Sorocaba, quatro na região de Presidente Prudente, seis na região de Piracicaba e dois na região de Araçatuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;