Economia Titulo
Greve do INSS enfraquece e região não adere movimento
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
18/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A greve nacional dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não atingiu as expectativas do Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores Federais de Saúde e Previdência). Na região, nenhuma, das seis agências, suspendeu atendimentos.

Os dirigentes do sindicato apostavam em adesão total do Grande ABC, mas se depararam com atividades normais. Segundo o INSS, nenhum atendimento deixou de ser realizado na região.

Na terça-feira, primeiro dia da greve, houve discordância no balanço de adesões a paralisação. O INSS afirmou que apenas o posto de São Caetano fechou as portas e Ribeirão Pires teve funcionamento parcial, Já o Sinsprev alegou que a greve fechou agências de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.

O enfraquecimento da greve foi nítido. Na Capital e Grande São Paulo, das 48 agências, 37 realizaram atendimento normal e 11 funcionaram parcialmente. No dia anterior, 13 funcionaram parcialmente e quatro permaneceram fechadas.

No Interior, dos 132 postos, 120 funcionaram normalmente e 12 realizaram atendimento parcial.

De acordo com balanço do INSS, das 1.100 agências no País, em 944 (85,05%) o atendimento foi normal, em 121 (10,90%), parcial (pelo menos um servidor parado), 22 (1,98%) não abriram e 23 (2,07) não enviaram informações. As unidades paralisadas estão concentradas no Rio de Janeiro e em Salvador.

A greve acontece para protestar contra a ampliação da jornada de trabalho, sem reajuste salarial. Além disso, a categoria exige a contratação de mais 20 mil servidores, alegando que cerca de 10.000, dos 40 mil trabalhadores, terão direito à aposentadoria nos próximos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;