Setecidades Titulo
São Bernardo terá homenagem milionária
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
09/01/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A história de São Bernardo vai ser contada pela escola de samba Tom Maior, segunda do grupo especial a desfilar na sexta-feira de Carnaval, dia 4 de março. Com o enredo Salve Salve São Bernardo, Pedaço do meu Brasil - Terra Mãe dos Paulista, o carnavalesco Chico Spinosa terá orçamento de R$ 2 milhões para falar do pioneirismo da cidade, que se desenvolveu antes mesmo da Capital.

 O presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva, garantiu não ter recebido um centavo da Prefeitura para confeccionar o desfile. "O máximo que eles (administração) fizeram foi nos apresentar empresários dispostos a patrocinar o desfile", explicou.

 Essa não é a primeira vez que a escola fala do Grande ABC. Em 2006, a Tom Maior contou a história de Frank Aguiar, atual vice-prefeito de São Bernardo, e trouxe uma ala inteira dedicada ao seu envolvimento com a região.

Serão cinco carros para resumir - por meio de alegorias e muito brilho - a história de São Bernardo da Borda do Campo. "A cidade era uma sesmaria composta pela beirada da floresta, com qual Martim Afonso presenteou João Ramalho", explicou o carnavalesco da escola. Ramalho foi um explorador português que naufragou na costa do que seria mais tarde Estado de São Paulo e se confraternizou com indígenas. Com Bartira, filha do cacique Tibiriçá, teve seis filhos. "Ele era muito valente e, ao mesmo tempo, não tinha nenhum pudor de colonizar os índios", disse Spinosa sobre o cacique, que vem à frente do carro abre-alas, surfando em um bagre gigante.

O carro também faz alusão à Casa de Pedra, um dos monumentos construídos em 1922 pelo presidente Washington Luís para celebrar o Centenário da Independência do Brasil que virou ponto turístico do Grande ABC.

Antes mesmo do primeiro carro, a comissão de frente sairá de uma estrutura em forma de catedral, que ora terá aspectos clássicos, com símbolos como jesuítas e índios, ora será uma estrutura oca preenchida pela mata fechada da Serra do Mar que impressionou os primeiros portugueses que passaram por ela. "Os colonizadores acharam que as árvores pareciam colunas de uma imensa catedral", explicou Spinosa, depois de estudar a história do município.

Entre os famosos citados para interpretar o santo que deu nome à cidade estão Alemão, ex-BBB, e Henri Castelli, ambos nascidos na cidade.

O segundo carro é um símbolo da construção do povo de São Bernardo - e o preferido de Chico Spinosa. Todo feito em madeira, a alegoria traz elementos das culturas que mais influenciaram a formação popular da cidade. A minilocomotiva que desliza sobre trilhos montados no carro e derruba a mata fechada faz menção aos ingleses que vieram ao ABC para a construção da ferrovia São Paulo-Santos.

"O carro é todo feito em madeira porque os imigrantes vieram para ajudar no desenvolvimento da região. Para isso, devastaram a Serra do Mar para abastecer São Paulo com madeira e carvão para a locomotiva a vapor."

Ecoturismo é o tema do terceiro carro. Paralela às belezas naturais da Billings, uma Iara, símbolo do folclore indígena brasileiro, sai da água trazendo o lixo ainda hoje é despejado na represa.

A cultura popular de São Bernardo é o mote do carro seguinte. Nele, a Rota do Frango com Polenta, a Cidade das Crianças a Vera Cruz são referenciadas, essa última com a imagem do Mazzaroppi no alto da alegoria. O homem simples que sai de fenômeno regional a nacional também é lembrado no último carro, por meio de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República.

Moradores da cidade terão desconto em fantasia

Neste ano, moradores de São Bernardo terão 15% de desconto em qualquer fantasia disponível na Tom Maior. É só entrar no site da agremiação (www.grestommaior.com.br) escolher a fantasia e reservar por e-mail.

"A partir daí, uma pessoa da escola entra em contato com o interessado para resolver os outros detalhes", explicou o presidente da Tom Maior, Marko Antonio da Silva. Para usufruir do desconto, é necessário levar comprovante de residência, como conta de luz, água ou telefone.

Convidado pela agremiação para desfilar como destaque no carro que remonta à importância do pólo automobilístico do ABC, Lula ainda não é presença confirmada. "Acho que ele desfila, é tão popular", arriscou Spinosa. "Ele também é um homem que veio de longe e se fixou no Grande ABC tendo como base uma flor regional, a Marisa", disse o artista, fazendo referência à história de João Ramalho e Bartira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;