Economia Titulo
Grupo Rhodia anuncia reestruturação
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:26
Compartilhar notícia


O grupo químico francês Rhodia anunciou ontem a reorganização de suas atividades no mundo, com a criação de 11 unidades de negócios globais, duas das quais serão sediadas no Brasil: a área de Fibras (que produz fios e fibras têxteis e industriais de poliamida), com fábrica em Santo André, e a Coatis (fabricante de fenol e co-produtos e solventes oxigenados derivados de acetona), em Paulínia (SP).

Com a reestruturação, a companhia tem como meta obter até 2015 Ebitda (em inglês, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) superior a 1 bilhão de euros (pela cotação de ontem, R$ 2,33 bilhões) em âmbito mundial. Isso representará crescimento da ordem de 40% sobre os resultados estimados para 2010, segundo o presidente e diretor-geral do grupo, Jean-Pierre Clamadieu.

A estratégia para o crescimento se apoia em três pilares: foco em mercados e negócios promissores; inovação em produtos e processos comprometida com o desenvolvimento sustentável; e aquisições de empresas, como a chinesa Feixiang Chemicals, adquirida pela companhia em junho.

Para liderar a estratégia do grupo e supervisionar as unidades globais, Jean-Pierre Clamadieu é auxiliado por três vice-presidentes executivos: Gilles Auffret, diretor-geral operações, Pascal Bouchiat, vice-presidente executivo e diretor geral-finanças, Pascal Juéry, vice-presidente executivo.

O comitê executivo é apoiado por um comitê de direção internacional, reunindo os líderes das GBUs, das funções e das zonas geográficas.

Jean-Pierre Clamadieu afirmou ainda, ao anunciar a reorganização, que o grupo continua a se beneficiar do forte impulso que registrou durante os dois primeiros trimestres do ano e que permitiu à Rhodia gerar níveis recordes de rentabilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;