Cultura & Lazer Titulo
'A Alma do Osso' é grande vencedor do 'É Tudo Verdade'
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
05/04/2004 | 18:54
Compartilhar notícia


Voltou a acontecer o improvável no resultado do 9º É Tudo Verdade, festival de documentários encerrado neste domingo no Rio e em São Paulo. A Alma do Osso, filme de Cao Guimarães sobre um eremita de Minas Gerais, venceu a Competição Brasileira destinada a médias e longas-metragens, superando sete concorrentes. Havia no regulamento uma regra segundo a qual o vencedor da disputa nacional estaria, em virtude de sua vitória na categoria doméstica, credenciado também para a Competição Internacional, entre 12 produções oriundas de países como Estados Unidos, França, Israel, Rússia e Canadá. A Alma do Osso teve direito ao bônus, garantiu presença entre os gringos e, apesar da probabilidade menor de êxito, superou todos.

Ou seja, o filme de Guimarães repetiu o feito de O Prisioneiro da Grade de Ferro no ano passado. Tal qual o documentário do andreense Paulo Sacramento em 2003, A Alma do Osso levou neste domingo tanto o prêmio da Competição Brasileira como o da Internacional, láureas concedidas por dois júris oficiais distintos e independentes. Além dos troféus de ambas categorias e dos R$ 14 mil em prêmios, ao longa também foi dado o Prêmio Quanta, com outros R$ 5 mil em equipamentos.

A Alma do Osso faz um registro da solidão, do homem insociável. O diretor retrata a vida do aposentado Domingos Albino Ferreira, vulgo Dominguinhos da Pedra – é um eremita, recluso há 41 anos, isolado por sua conta do mundo e refugiado em cavernas no interior de Minas Gerais. Na avaliação do júri, não só o tema e seu tratamento pelo cineasta são merecedores de aplausos, mas também o cuidado de Guimarães para não escapar aos requintes do documentário como suporte de inovações da linguagem, assim obtendo uma “altamente refinada estética pessoal”.

Enquanto A Alma do Osso repercutiu muito bem entre os longas-metragens, o curta Abry, dirigido por Joel Pizzini e Paloma Rocha, marcou território em sua respectiva categoria. Lúcia Rocha, mãe do cineasta-ícone-mártir Glauber (1939-1982), é objeto do retrato que fez Paloma (filha de Glauber) e Pizzini (co-responsável pelo restauro das obras do diretor de Terra em Transe) levarem a melhor na Competição Brasileira de curtas, além de uma menção honrosa.

Abry e A Alma do Osso só não dominaram premiações paralelas, como a do Ministério da Cultura de estímulo a diretores. Foram três os contemplados nesta seara: Jefferson De (pelo curta Carolina); Lucas Bambozzi (pelo longa Do Outro Lado do Rio); e Carlos Nader (por Preto e Branco, também longa-metragem). Também paralelamente, foram homenageados Angélica Del Nery – cujo curta Livro para Manuelzão ganhou prêmio da TV Cultura – e a dupla Alessandro Gomes e Luís Rocha Melo, que teve O Galante Rei da Boca laureado pela Associação Brasileira de Documentaristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;