Cultura & Lazer Titulo
Com perfumaria nova, o MS Win é o mesmo em essência
Paulo Basso Jr.
Da Redaçao
28/08/2000 | 16:13
Compartilhar notícia


Há alguns anos, o Windows 3.11 fez da Microsoft uma das maiores empresas de informática do mundo. Em seguida, com o Windows 95, a empresa de Bill Gates se popularizou ainda mais e, ao acoplar o Internet Explorer, iniciou uma polêmica antitruste que se estendeu às duas versoes do Windows 98. Em todos os sistemas, a fabricante de softwares conquistou dois fenômenos antagônicos: a venda em massa de seus produtos e a convivência com inúmeros bugs. Agora, está pronta para sair do forno a nova versao do ambiente operacional para o mercado doméstico, o Windows Millennium Edition (Me). Dessa vez, as perguntas que ficam no ar sao: será que o sistema será capaz de manter o domínio da Microsoft no mercado, mesmo com o crescimento de concorrentes, como o Linux? E, a principal: será que o Windows Me poupará os usuários dos constantes bugs das versoes anteriores?

Em busca de respostas para essas e outras interrogaçoes, o Diário testou a versao beta em português do sistema, que deve chegar ao mercado em meados de setembro. De cara, a instalaçao nao trouxe surpresas, mas, logo que o sistema é inicializado, surge a primeira novidade: ao clicar o botao Iniciar e desligar nao aparece mais a opçao Reiniciar o Sistema no Modo MS-DOS, o que deixou mais rápida a inicializaçao do ambiente.

O recurso faz parte de um novo pacote de monitoramento de atividades do PC. Mas sua principal novidade é uma forma de backup diferenciada, chamada de Restauraçao do Sistema. Por meio dela, o usuário pode salvar as configuraçoes do ambiente por dia, utilizando o calendário. "Assim, caso a máquina apresente algum problema na instalaçao de um novo programa, é possível voltar às configuraçoes do dia anterior", explica a gerente de marketing e consumo de usuários finais da Microsoft, Carolina Braga.

Segundo a Microsoft, o novo pacote de monitoramento ainda impede que determinados arquivos, fundamentais para que o sistema rode, sejam apagados acidentalmente. Para testar o recurso, a equipe do Diário apagou o arquivo system.ini, que fornece os parâmetros de configuraçao do Windows. O resultado foi que a máquina nao demonstrou qualquer defesa e, nem mesmo o Restaurado do Sistema impediu que o arquivo fosse deletado.

Tirando essa falha, as demais novidades anunciadas no Win Me atuaram normalmente. O assistente de rede doméstica é mais simples de ser manejado do que o do Win 98, e o sistema acompanha o Internet Explorer 5.5. Além disso, a Microsoft parece mesmo ter apostado todas as suas fichas no avanço da mídia digital. O novo Media Player 7.0 traz opçoes de armazenamento de programas e formatos de telas diferentes. O sistema ainda inclui um novo aplicativo para editar filmes caseiros, o Movie Maker, e o DirectPlay Voice Chat, que permite às pessoas conversarem pela Internet.

Essas e outras novidades, entretanto, fazem do Win Me - assim como o Win 98 - essencialmente um Win 95 com nova roupa, acompanhado de recursos pedidos por usuários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;