Setecidades Titulo
Prefeitura planeja melhorar iluminação em Paranapiacaba
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
07/03/2004 | 21:46
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André planeja recuperar a iluminação pública da parte baixa da Vila de Paranapiacaba. Hoje, dos 50 pontos de luz nas ruas, apenas dez estão funcionando. Além de lâmpadas queimadas, a fiação de alguns postes está comprometida. A melhoria é reivindicada há muito tempo pelos moradores da Vila, que reclamam de insegurança.

A diretora do Departamento de Paranapiacaba, Sílvia Costa, disse que em 45 dias a reforma fica pronta. Segundo Sílvia, não haverá, entretanto, instalação de novos pontos de iluminação pública, porque não se chegou a um acordo com a Eletropaulo. A empresa não trabalha mais com os postes de trilho usados na parte baixa, apenas com postes de concreto. A troca não pode ser feita porque descaracterizaria a vila ferroviária, tombada como patrimônio histórico em dois níveis, estadual e federal.

Um projeto para mudar o sistema de fornecimento de energia para a cidade está em andamento, segundo Sílvia. “Vai custar R$ 1 milhão, pois exige que toda a fiação seja subterrânea.” Segundo ela, concluído o projeto, a Prefeitura tentará obter recursos internacionais para pô-lo em execução.

Sílvia disse ainda que algumas lâmpadas da parte alta da Vila também serão trocadas, entre elas a do ponto de ônibus logo na entrada da cidade.

“Nossa iluminação é péssima”, disse o ferroviário Pedro de Souza Maia, 45 anos, todos eles vividos em Paranapiacaba. Os moradores estão acostumados a seguidos problemas com os eletrodomésticos, devidos as constantes oscilações na energia elétrica.

Pelo menos desde 2000, quando a Prefeitura apresentou seu primeiro plano de desenvolvimento para a Vila (depois parcialmente abandonado), a administração promete melhorias no fornecimento de energia. A Vila foi comprada por Santo André da Rede Ferroviária Federal em janeiro de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;