Setecidades Titulo
Meninos e Meninas de Rua faz ato ecumênico em SBC
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
03/09/2003 | 21:22
Compartilhar notícia


Para comemorar o aniversário de 20 anos da ONG (Organização Não-Governamental) Meninos e Meninas de Rua, em São Bernardo, a entidade realizou na tarde desta quarta-feira um ato ecumênico na praça Lauro Gomes, no Centro da cidade. Além das comemorações, houve manifestações para lembrar os 16 anos da chacina da rua dos Vianas, quando seis crianças atendidas pelo projeto foram mortas a tiros e facadas enquanto arrecadavam assinaturas para um abaixo-assinado da ONG. O artista plástico Ricardo Amadasi desenvolveu uma obra da celinha da extinta cadeia de São Bernardo, onde os adolescentes ficavam presos. A obra será doada ao projeto.

Há 20 anos, quando quatro pessoas resolveram se unir e sair às ruas em defesa das crianças e dos adolescentes moradores e trabalhadores de rua, o grupo de pessoas atendidas era de 40 pessoas. Atualmente, cerca de 2,1 mil, em média, são assistidos por ano. “Acreditávamos no potencial que eles poderiam desenvolver e na história que escreveriam. Hoje, vemos que foi exatamente isso que aconteceu”, disse Zeni Lima Soares, uma das fundadoras do projeto e pastora metodista.

Para Marcos Antônio da Silva, o Marquinhos, que era um dos meninos de rua e hoje é o coordenador-geral da ONG, em São Bernardo, sua maior satisfação é ver que mesmo depois de 20 anos a proposta do projeto continua a mesma. “Sair a campo e ir de encontro ao morador de rua é a melhor coisa que fazemos”, disse. Marquinhos se emociona ao lembrar de como foi sua trajetória dentro do projeto. “Eu era viciado e já fui preso diversas vezes. Hoje, sinto orgulho em dizer que sou responsável em montar diversos projetos como esse na América do Sul.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;