Economia Titulo
Preço de mudança vai até R$ 2.500
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
09/06/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Separar, embalar, encaixotar. Na região, o preço para transportar mudança residencial varia entre R$ 380 e R$ 2.500. Mas o serviço, que parece simples, pode custar mais caro. "Todo cuidado na hora da escolha da transportadora é necessário", diz a técnica da Fundação Procon-SP, Márcia Christina de Oliveira.

"Os preços variam de empresa para empresa, por isso é importante saber quais serviços estão inclusos", recomenda. Em média, somente o transporte dos móveis e eletrodomésticos custa entre R$ 380 e R$ 450.

O valor é o mesmo para as sete cidades. "Temos preço fechado independentemente da localidade de entrega, desde que seja na região metropolitana", diz um dos sócios da Mudanças Express, José Luis Silva.

O preço inclui o carregamento feito por dois ajudantes, A montagem e a desmontagem dos móveis, no entanto, ficam por conta do cliente. "É o que dá para fazer por esse preço", pondera Silva.

VISITA
Os valores cobrados para quem optar pela desmontagem e embalagem dos móveis e eletrodomésticos variam conforme a facilidade do serviço e a delicadeza dos itens. "Fazemos visita à casa do cliente para ver os móveis e a dificuldade de desmontar, saber o que precisa ser embalado e conhecer os objetos frágeis que necessitam de mais cuidados na hora do transporte", explica a orçamentista da Ademar Mudanças, Silmara Augusta de Oliveira Lourenço.

Serviços como embalagem dos móveis encarecem o transporte e, muitas vezes são rejeitados pelo cliente.

Uma das principais reclamações é pela falta de qualidade nos serviços prestados. "Os consumidores reclamam que no trajeto alguns móveis quebram ou os eletrodomésticos arranham. Normalmente as transportadoras não querem se responsabilizar", explica a técnica do Procon. Outra queixa é sobre a perda de objetos. A técnica aconselha que o consumidor pesquise bem antes de fechar negócio. "Preferir empresas que foram indicadas por amigos é uma boa alternativa. O preço não deve ser o principal fator de decisão", diz.

A diretora comercial Regiane Bosco Fernandes da Costa, 38 anos, seguiu dica de conhecidos antes de contratar mudança para São Bernardo. "Eu pesquisei muito antes de fechar negócio e o que pesou foi a indicação dos amigos. Temos de cuidar do que é nosso."

Outro cuidado de Regiane foi negociar os serviços que seriam utilizados. Ela preferiu embalar os objetos. "Os móveis deixei por conta da empresa." Todas as condições e as responsabilidades foram descritas no contrato.

"O contrato deve ser claro. Devem constar todos os pontos negociados, como hora e local do carregamento e descarregamento da mudança", ensina Márcia Christina, do Procon. Também deve ser mencionado de quem é a responsabilidade por danos nos móveis e objetos, preços e forma de pagamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;