Economia Titulo
Meta de economia de energia deve cair para 10% a partir de dezembro
Do Diário OnLine
21/11/2001 | 14:21
Compartilhar notícia


A Câmara de Gestão da Crise de Energia (CGE) se reúne nesta quarta-feira para decidir as novas regras do racionamento a partir de dezembro, quando começa o período de chuvas no país. Estima-se que a meta de economia para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste seja reduzida de 20% para 10%. Já o Nordeste, onde a situação é mais crítica, teria a meta mantida em 20%. O Norte sairia do racionamento. A decisão final sobre as novas regras será anunciada nesta quinta-feira pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em novembro os consumidores estão mais longes de cumprir a meta de economia. No Norte, segundo dados do Operador Nacional do Sistema, foi registrada economia de 19,7%. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia foi de 17,6%. Já no Nordeste, o índice foi de 13,3, o mais distante dos 20% determinados pelo plano de racionamento.

Durante a reunião, os membros da CGE devem ainda discutir o estudo que prevê aumento de tarifas dos consumidores para repor as perdas das distribuidoras e geradoras com o racionamento. Especula-se que o reajuste das tarifas seja de 4% a 5%, de forma diferenciada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;