Economia Titulo
Empresa do ABC distribui aparelho que pega nota falsa
Leone Farias
Da Redaçao
03/07/1999 | 18:33
Compartilhar notícia


Comerciantes e cartórios da regiao têm agora a seu alcance um instrumento para se defender das falsificaçoes de cédulas, cartoes de crédito, tíquetes e certificados. Trata-se de um equipamento, o Testa Nota, que permite a identificaçao de marcas de segurança, caraterísticas de todos esses documentos e que muitas vezes nao sao visíveis a olho nu.

Há 15 dias, a Coplade, de Santo André, adquiriu a representaçao para o Grande ABC do aparelho, cuja produçao e a patente sao da Pró-Cri, de Itaquaquecetuba. Desde entao, a Coplade já comercializou 50 aparelhos. Segundo seus sócios, o casal Joao e Cleide Scartezzini, a receptividade tem sido excelente. "Já temos como clientes 95% dos cartórios da regiao, várias padarias e empresas em vários ramos do comércio."

Cleide acrescenta que o foco das vendas tem sido os lojistas. "Mas nosso produto tem uma utilizaçao ampla, aceito também em autarquias, supermercados, padarias, bingos e até profissionais liberais". Ela explica que o equipamento pode ser utilizado em qualquer atividade em que haja necessidade de checar a autenticidade de documentos. A Pró-Cri, que iniciou a produçao do equipamento no ano passado, já o fornece para Bradesco e Nossa Caixa, Wal-Mart, Carrefour, Visa, Viaçao Cometa e Coca-Cola, entre outros, e comercializou até agora 7 mil aparelhos em todo o país.

O empresário afirma que o produto tem ainda outra vantagem. "Evita constrangimentos ao comerciante e a seu cliente." Em sua opiniao, quando o lojista poe a nota contra a luz e a examina pelo tato na frente do cliente, ele se baseia em sua sensibilidade. Com a máquina, pode mostrar que utiliza um aparelho de base técnica comprovada.

O Testa Nota é certificado pelo Instituto de Criminalística e Polícia Científica e autorizado pelo Banco Central. O aparelho identifica as marcas de segurança dos documentos pelo contraste luminoso, emitindo uma luz ultravioleta que, ao refletir em um documento falso, mostra um brilho forte, o que nao ocorre no caso da nota autêntica. Nesse caso, o papel apresenta a tonalidade opaca e fluorescência apenas nas fibras coloridas.

O aparelho tem ainda uma lente de aumento. Com ela se podem verificar as microimpressoes, pequenos detalhes presentes nas cédulas, que sao difíceis de ver a olho nu. Também vem com outro instrumento, chamado conferidor de registro gráfico, que verifica a qualidade do registro da impressao das cédulas. O aparelho tem um custo final de R$ 80, garantia de um ano e é produzido em 110 e 220 volts.

A empresária, que nao revela a margem de lucro que obtém com a revenda, está otimista em relaçao às vendas. "Temos uma expectativa muito boa, mas o tempo ainda foi pequeno para estimar quanto poderemos obter de faturamento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;