Setecidades Titulo
Festa anima paróquia do bairro Sta.Terezinha
Elaine Granconato
Da Redaçao
08/09/2000 | 20:44
Compartilhar notícia


  De sábado até o dia 1º de outubro, sempre nos fins de semana, a partir das 18h, será realizada a tradicional Festa da Paróquia de Santa Teresinha, no calçadao da praça Rui Barbosa, no bairro de Santa Terezinha, em Santo André. As atraçoes vao de barracas com comidas típicas, como fogazzas e yakissoba, a shows musicais com grupos de pagode e sertanejo. A entrada é gratuita.

De acordo com a moradora Wilma Fontanezi, da equipe organizadora da festa e responsável pela barraca da fogazza, o dinheiro arrecadado será revertido para obras em prol da paróquia. "O salao paroquial está em reforma, e o telhado da igreja também apresenta algumas goteiras", lembrou a voluntária, que reside no bairro há mais de 50 anos.

Em um misto de festa junina com festa das naçoes, o público terá como opçao barracas de quentao/vinho quente, churrasco, pastel, cachorro-quente, pizza e massas, como lasanha, caneloni e espagueti. As crianças também poderao se divertir com a barraca da pesca.

Além da festa, os fiéis aguardam a chegada do dia 1º de outubro, data em que se comemora o dia oficial da santa. As 16h, acontece a procissao pelas ruas do bairro, com a tradicional chuva de pétalas de rosas e queima de fogos de artifício. Em seguida, será realizada a missa solene em louvor a Santa Teresinha. Um bolo, com recheio de ameixa, devidamente abençoado, será comercializado nesse dia a R$ 1, o pedaço.

A chuva de rosas tornou-se tradiçao no bairro. A manifestaçao é realizada desde o início das atividades da paróquia, a primeira criada no Distrito de Utinga e que remete ao tempo do padre Dario de Moura, primeiro vigário local. "Chegamos a encher cerca de 15 caixas de papelao com pétalas fornecidas de graça pelas floriculturas. As flores sao guardadas em sacos plásticos nas geladeiras", contou a voluntária.

A procissao percorre ruas como as Tordesilhas, Porto Seguro e Vieira de Carvalho. Depois de contornar parte da praça Rui Barbosa, a imagem retorna à igreja, e é recebida com uma chuva de pétalas de rosas atiradas por fiéis de um ponto mais elevado da paróquia.

O bairro Santa Terezinha, formado na década de 20 e ocupado por migrantes vindos do interior do Estado - muitos da regiao de Socorro - cresceu com uma influência muito forte da paróquia, desde os tempos da humilde capelinha.

A festa prossegue domingo, e nos dias 16 e 17, 23 e 24, 30 de setembro, e se encerra dia 1º de outubro. O endereço é praça Rui Barbosa, com alameda Sao Bernardo, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;