Esportes Titulo
Tênis do século XXI é apresentado ao mundo
Do Diário do Grande ABC
09/12/1999 | 18:52
Compartilhar notícia


O circuito profissional ATP Tour e a gigante de marketing esportivo ISL Worldwide, anunciaram nesta quinta-feira seu plano para fazer do tênis um esporte maior no século XXI, ao lado do futebol e da Fórmula 1, em termos de dinheiro e popularidade.

A apresentaçao foi feita simultaneamente em treze cidades que normalmente acolhem os campeonatos de tênis: Cincinnatti, Hamburgo, Indian Wells, Lisboa, Londres, Miami, Montecarlo, Montreal, Nova York, Paris, Roma, Stuttgart e Sidney.

O acordo entre ISL e ATP Tour foi anunciado em abril em Mônaco. ISL garantiu um mínimo de US$ 1,2 bilhao de renda em dez anos aos organizadores dos dez principais torneios fora do Grande Slam, em troca dos direitos exclusivos de mercado, transmissao e licenças.

Os torneios em questao sao os antigos `Super 9': Indian Wells, Miami, Cincinnati e Toronto (que se alterna com Montreal) na América do Norte; Paris-Bercy, Montecarlo, Hamburgo, Stuttgart e Roma na Europa (que de agora em diante formarao o Tennis Masters Series) e a fase final reservada aos oito melhores jogadores, rebatizada de Tennis Masters Cup, que será disputada em Lisboa no final do ano 2000.

ISL também participou da implantaçao de uma nova classificaçao mundial, chamada ATP Champions Race 2000, para a qual serao contados os pontos marcados em 18 torneios: os quatro Grande Slams, os nove Masters Series e cinco da categoria International Series, que reunirá 60 outros torneios do circuito mundial.

A classificaçao adotada até agora, muito criticada, se baseia nos resultados de 52 semanas.

Os melhores jogadores se comprometerao a participar da totalidade da série Masters e no final do ano a bolsa, que passará de 5,5 a US$ 10 milhoes, será distribuída entre os 50 melhores colocados ao invés dos oito melhores, como se fazia até agora.

Segundo Daniel Beauvois, diretor-geral do ISL, o objetivo é também "unificar a marca e a imagem"do tênis mundial. A ISL é associada às federaçoes internacionais de futebol (FIFA) e atletismo (IAAF).

A qualidade das transmissoes televisivas estará no centro da estratégia do plano. Como ocorre na Fórmula 1, o tênis pretende dar 'maior emoçao', para o que instalará 16 câmeras na quadra central e outras nas anexas.

"Já basta da câmara standard em nossas costas", comentou o britânico Tim Henman, presente no ato, em Londres, ao lado do holandês Richard Krajicek. O ATP Tour e a ISL estarao voltados tanto aos telespectadores dos canais clássicos como aqueles de tipo `jovem, moderno e ativo' das novas redes digitais.

Segundo Beauvois, a renovaçao passará ainda por uma drástica reduçao do número de patrocinadores, que somarao 212 na antiga Super 9 em 1999, a 15 ou 20 `sponsors maiores', dispostos a investir cada um cerca de US$ 8 milhoes ao ano.

Quatro deles já sao conhecidos: Mercedes-Benz, sócio principal da antiga Super 9, Fila, Waterford Crystal e Champagne Lanson.

"Haverá um período de transiçao de um ou dois anos", advertiu Beauvois, até que terminem os contratos atuais entre organizadores e patrocinadores ou entre as emissoras de rádio locais e as internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;