Setecidades Titulo
Baeta Neves faz Folia de Reis
Guilherme Russo
Do Diário do Grande ABC
20/12/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Cerca de 150 moradores do bairro Baeta Neves, em São Bernardo, participaram da Folia de Reis organizada na esquina das ruas Campos do Jordão e Liberdade, no coração do bairro, na tarde de ontem. A organização ofereceu churrasco de graça aos participantes, que se divertiram com as seis atrações musicais e folclóricas apresentadas no evento.

A festa é tradicional no bairro, que tem suas ruas percorridas por grupos de folia de reis desde o final da década de 1040. Porém, apenas no ano passado o evento ganhou um palco e outras atrações musicais para alegrar a comunidade.

A dona de casa Dalva Celina Martão Guazzelli, 69 anos, contou que foi às duas edições da festa. "Adoro coisas assim porque sou do Interior. A cantoria é maravilhosa. Eles trazem muita alegria para o bairro", disse Dalva, que nasceu em Tabapoã, município próximo à divisa com Minas Gerais.

Organizador do evento, o comerciante João Carlos da Silva, 49, contou que muitos moradores do Baeta Neves vieram do sul de Minas, onde a tradição da Folia de Reis é bastante difundida. Ele contou que, aos 8 anos, vestiu trajes de foliões que ficavam guardados em sua casa. Depois disso, se envolveu com a folia definitivamente. "Quero ver essa festa crescer e se tornar tradição em São Bernardo", disse, contando que 22 voluntários assaram os 170 quilos de carne doados para o churrasco e que a Prefeitura pagou a estrutura e os cachês dos artistas.

O representante comercial Benedito Esteves Rodrigues, 53, opinou que "a divulgação deveria ser melhor". "Isso faz parte do sangue da gente, da raiz da gente", disse Rodrigues, cuja família também se origina na divisa de São Paulo com Minas.

Pela primeira vez na folia, a dona de casa Rosilene Alonso, 41, levou a neta de 1 ano e 2 meses e a filha de 11 para se divertir na festa popular. "O som está ótimo", disse, enquanto o grupo de música caipira Raízes do Sertão finalizava seu show.

Integrante do grupo de folia de reis Estrela Guia há 17 anos, o motorista aposentado Valdemar de Oliveira, 68, contou que a tradição, em sua família, "é muito antiga". "Passou de pai para filho, de avô para neto", disse, explicando que no bairro Divinópolis, que sedia seu grupo, a Folia de Reis será feita no fim de semana seguinte ao dia 6 de janeiro, data oficial da festa.

Festa religiosa percorre as vias do bairro há 60 anos

A Folia de Reis do Baeta Neves comemorou ontem os 60 anos de fundação do grupo que leva o mesmo nome e percorre as ruas do bairro desde 1949, segundo informou a organização da festa ontem. Os foliões homenagearam ainda a memória de um dos principais integrantes do grupo: José Balduíno, o Dé, morto em novembro.

"É uma emoção muito grande, pois tivemos a perda de um folião", definiu o gráfico Rogério Francisco Silva, 43 anos, cujo avô já foi embaixador do grupo e que integra a folia do Baeta Neves há dois anos.

Originada nas procissões natalinas importadas da Península Ibérica pelos imigrantes portugueses e espanhóis, a festa tem a função de celebrar o nascimento de Jesus Cristo contando, de casa em casa, essa história. Em muitos países de tradição católica, como a Espanha, é no Dia de Reis e não no Natal que os presentes são trocados, já que, segundo a tradição, foi neste dia que Cristo recebeu prendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;