Esportes Titulo
Fragilidade da zaga brasileira pode beneficiar Peru
Do Diário do Grande ABC
03/06/2000 | 17:09
Compartilhar notícia


O Brasil vai ter de superar um adversário mais forte que a seleçao do Peru no jogo de domingo, às 17h15 de Brasília, pela terceira rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2002: suas próprias deficiências, como a frágil zaga formada por Aldair e Antônio Carlos, a falta de entrosamento entre o meio-de-campo e o novo ataque e os altos e baixos de Rivaldo, desgastado fisicamente após o fim da temporada do futebol europeu.

O time de Wanderley Luxemburgo precisa de vitória convincente até para deixar o treinador em situaçao mais tranqüila. Nas últimas semanas, ele viveu o estresse da cobrança inerente à funçao. Por causa da liberaçao de atletas para jogos da Copa do Brasil e da exclusao de Ronaldinho da lista de convocados, o técnico foi vítima de reaçao em cadeia, de dirigentes de clubes importantes, como Flamengo e Grêmio.

A sorte do Brasil, porém, pode estar na formaçao ofensiva da equipe. Com Alex no lugar de Zé Roberto, tende a ganhar em rapidez e toque de classe. A esperança de gols cabe à nova dupla de ataque: Edmundo e França, dois jogadores que nem sequer estao pré-relacionados para a Olimpíada de Sydney.

A maior apreensao de Luxemburgo é quanto ao desempenho da dupla de zaga. Antônio Carlos e principalmente Aldair estao falhando na marcaçao e cometendo erros primários, de passe e de posicionamento. A continuar nesse ritmo, devem perder a vaga também na Roma. Cláudio Caçapa, do Atlético-MG, pode vir a substituir um dos dois já no próximo jogo do Brasil pelas eliminatórias, dia 28, contra o Uruguai, no Maracana.

Apesar dos problemas do Brasil, os peruanos respeitam em excesso o adversário. "Vamos ter cautela, porque enfrentaremos o melhor time do mundo", enfatizou o técnico Francisco Maturana. As atuaçoes do Peru contra Paraguai (2 a 0, em Lima) e Chile (1 a 1, em Santiago), nas duas primeiras rodadas, sao a maior motivaçao.

Além disso, o Peru aposta num tabu: há sete anos nao perde em Lima - a última vez foi para a Argentina, por 1 a 0, pelas eliminatórias da Copa de 1994. A última vitória do Peru sobre o Brasil foi em 1985, por 1 a 0, num amistoso em Lima. Para Maturana, o jogo com o Brasil pode servir como cenário de luxo para que os peruanos possam sonhar com possível classificaçao para a Copa. Brasil e Peru tem quatro pontos ganhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;