Setecidades Titulo
Feriado foi marcado por sete homicídios no Grande ABC
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
27/05/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


O feriado de Corpus Christi foi marcado pela violência na região. Durante os quatro dias de folga, sete pessoas foram assassinadas, além de quatro tentativas de homicídio.

O número de ocorrências no Grande ABC foi bem maior do que o verificado durante o Carnaval deste ano, por exemplo. Segundo levantamento feito pelo Diário, três pessoas foram mortas durante a Folia.

Já no feriado de Corpus Christi foram registrados três casos em Mauá, dois em Santo André, um em São Bernardo e um em Diadema. Em relação às tentativas de homicídio, foram três em Santo André e uma em Mauá.

Para o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos - responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra -, o motivo principal dos casos foi o envolvimento com drogas. "Realmente, foi um número alto de ocorrências. A maioria das vítimas era jovem e, pelas investigações iniciais, o tráfico de drogas foi o motivador dos crimes", afirmou o delegado.

"É difícil explicar por que tantos casos ocorreram em poucos dias. Existem muitos fatores que precisam ser considerados e a prevenção é muito relativa. Entretanto, levando-se em conta os últimos anos, o percentual de assassinatos está reduzindo gradativamente", afirmou Santos.

Apesar de a afirmação do delegado estar correta, uma comparação mais recente de estatísticas de homicídios revelou aumento de casos no primeiro trimestre do ano, em comparação com 2007. Em Santo André, por exemplo, houve 30 casos neste ano, ante 16 no ano passado, um aumento de 87,5%. Em Mauá, verificou-se pequena diminuição dos homicídios: 6,2%, de 16 para 15 casos. E em toda a região, no período, esse tipo de crime apresentou acréscimo de 33%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;