Setecidades Titulo
Canalização elimina jardim de bairro
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
13/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


A retirada das árvores de uma praça feita por um morador do Jardim Irene, em Santo André, está indignando a vizinhança. As plantas precisam ser removidas por conta das obras de canalização do córrego Guarará.

Há oito anos o jardineiro Erivan Alves de Lima, 50 anos, começou a cuidar de um terreno na esquina da rua Eusébio de Queiroz com a antiga estrada do Guarará. "Plantei diversas mudas e grama, fiz uma praça no local onde era um depósito de entulho. Já cortaram 12 árvores que cultivei na beira do rio e agora querem acabar com mais cinco da espécie Ficus."

Spartaco Santo, 59, tem uma empresa em frente ao jardim e elogia o trabalho. "Há 25 anos estou aqui, e antes dele cuidar, sempre brigava com a Prefeitura para limpar o lixo."

Já o motorista Armando Alves da Silva, 58, mora próximo ao local há 20 anos e afirmou que a comunidade respeita o terreno. "Todo mundo elogia, porque não temos mais sujeira na frente de casa. Desde que ele começou mexer, não jogaram mais nada."

Os vizinhos afirmam que as máquinas podem realizar a intervenção sem retirar as plantas. "O espaço é grande, eles podem entrar com o trator. E podiam ao menos replantá-las", disse o chaveiro Paulo Araújo, 51.

A canalização começou em maio e deve terminar em dezembro. A obra realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é feita para minimizar as enchentes na região, além de contar com a captação de esgoto evitando o despejo no córrego. A intervenção está orçada em R$ 3,6 milhões.

A Prefeitura afirmou que o serviço de remoção é necessário para o andamento da obra e será executado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes e, caso seja possível, o replantio será feito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;