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Estações de trem ganham reformas superficiais
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
29/01/2009 | 07:00
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Às vésperas de expirar o prazo anunciado para a entrega das estações de trem da região modernizadas, prometidas para 2010, o governo do Estado investirá R$ 12 milhões na manutenção superficial de paradas da Linha 10 (Luz-Rio Grande da Serra) e em mais outra linha do sistema.

 Parte do dinheiro foi revertido para a pintura de paredes, manutenção de escadarias e catracas das estações Prefeito Saladino e Utinga, ambas em Santo André.

 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não informou se as demais estações do Grande ABC serão recuperadas. Ainda na Linha 10, a estação Moóca receberá os serviços além das paradas Piqueri e Pirituba, na Linha 7.

 O plano de modernização das estações prevê a implantação de itens de acessibilidade nos prédios como escadas rolantes e elevadores e prepara as estações para a chegada do Expresso ABC, metrô de superfície que pelo cronograma original do governo deveria entrar em operação também em 2010, mas segue sem previsão para início das obras.

 O orçamento estadual para 2009 garante R$ 76,2 milhões para melhorias no transporte ferroviário regional e início das obras do trem expresso.

 Para as estações que estão passando pela atual reforma - Prefeito Saladino e Utinga - a modernização das estações facilitaria a locomoção dos passageiros pelo espaço. Hoje, usuários que desembarcam por engano em uma dessas paradas dependem da autorização dos funcionários para transitar entre as plataformas. Pessoas com mobilidade reduzida ainda têm de vencer um conjunto de escadarias para circular.

 TREM EXPRESSO - Enquanto o Expresso ABC anda a passos curtos, o modelo de concessão para o Expresso Aeroporto/Trem de Guarulhos foi escolhido. Ficou definido que o futuro concessionário terá de dividir com o governo as obras de construção da linha.

 A empresa, que ainda será licitada, terá 32 anos para operação do trem e até três nos para realização das obras.

 BILHETE ÚNICO - Um convênio entre governo do Estado e Prefeitura de São Paulo abriu uma brecha para que o Bilhete Único seja adotado pelos ônibus da Grande São Paulo.

 A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) não forneceu detalhes de como a expansão da bilhetagem pode ocorrer para outros municípios além da Capital; informou apenas que qualquer cidade da região metropolitana poderá se incorporar ao sistema. A STM também não informou a partir de quando os municípios podem aderir ao Bilhete Único, que é atualmente usado pela CPTM, Metrô e ônibus paulistanos. A publicação do ajuste entre governos foi feita no Diário Oficial, na última terça-feira, também sem detalhes do processo.




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