Economia Titulo
Cresce número de famílias com sobras no orçamento
da Agência Brasil
14/12/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


O percentual de famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro que ficaram com sobras no orçamento depois de terem quitadas as contas no mês de novembro é maior que o do mesmo período do ano passado. Estudo da Fecomercio (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), divulgado ontem, mostrou que o crescimento é de 45% contra 36,8%.

"Essa pesquisa que nós estamos divulgando hoje (ontem) dá conta da expansão da sobra de recursos no bolso do consumidor, com a inadimplência também se mantendo em um patamar também confortável em relação ao ano passado", afirmou o economista da Fecomercio-RJ, Christian Travassos.

Para ele, o aumento na renda do trabalhador fluminense de uma maneira geral é "consequência de uma conjuntura de fatores, que vai desde a melhora da renda real, ao maior número de empregados com carteira assinada e o crédito também tem crescido de forma robusta na comparação de um ano com o outro (apesar de algumas medidas recentes do Banco Central para reprimi-lo)", disse.

De acordo com a pesquisa da Fecomercio, 30,9% dos entrevistados disseram que utilizarão o excedente da renda para adquirir um bem no futuro, 30,5% vão guardar o dinheiro para uma eventualidade e 27,5% vão gastar o dinheiro com lazer.

A proporção de famílias com renda mensal insuficiente também diminuiu, passou de 21% para 17,6%. Em contrapartida, a pesquisa constatou, também, que a parcela das famílias com orçamento equilibrado, ou seja, sem falta ou sobra, caiu de 42,2% para 37,4%, entre novembro de 2009 e novembro de 2010.

Já a fatia das famílias que têm dinheiro guardado ficou em 47,9% em novembro - o terceiro maior resultado desde o início da série histórica, em 2000.

A Fecomercio estima que as vendas do comércio na região metropolitana do Rio deverão crescer cerca de 10% neste ano, em comparação a 2009. "Este dado é verificável tanto na região metropolitana, como no Estado (a expansão deverá ser de 10,8% na região metropolitana e 10% no Estado) como um todo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;