Cultura & Lazer Titulo
Obra é integrada à Pinacoteca
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/02/2011 | 07:33
Compartilhar notícia


A pintura "Emigrantes III", de Lasar Segall (1891-1957), está disponível a partir de hoje para a visitação do público. A peça, produzida em 1936, é a mais nova aquisição da Pinacoteca do Estado. A obra foi adquirida pela Secretaria de Estado da Cultura da família do artista expressionista por R$ 1,4 milhão.

A peça, tida como referencial na obra do artista, é uma pintura a óleo sobre tela e tem as dimensões de 86 cm x 197 cm.

Dentro do acervo da Pinacoteca, o eixo temático da obra se assemelha a peças como "Os Emigrantes", de Antonio Rocco (1880-1944).

Nascido na Lituânia e radicado na Alemanha no início do século 20, Segall era também um estrangeiro como os que retratou em sua obra. Chegou ao Brasil na década de 1920. Além de pintor, foi desenhista, gravador e escultor. Mestre expressionista, foi um dos principais nomes dos Modernismo brasileiro.

ACERVO REFORÇADO
Desde o ano passado a Secretaria de Estado da Cultura aumentou o investimento que visa reforçar o acervo da Pinacoteca.

Só em 2010 foram 90 aquisições. As novas obras representam linguagens que rareavam no acervo, tal como as gravuras. Entre os artistas estão Hélio Oiticica, Livio Abramo, José Roberto Aguilar, Marcelo Nitsche, Mira Schendel e Oswaldo Goeldi.

Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2. Tel.: 3324-1000. De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingr.: R$ 6. Entrada franca aos sábados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;