Esportes Titulo
Santos tenta sair do sufoco no Rio de Janeiro
Das Agências
03/08/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


O badalado Muricy Ramalho tem consciência de que o Santos não é o mesmo do título sul-americano. Que o diga a sofrível campanha alvinegra no Brasileirão. As derrotas diante do Flamengo e do Atlético-PR deixaram resquícios na Vila Belmiro.

Mesmo assim, o técnico acredita que o grupo tem condições de superar a força do Vasco, às 21h50 de hoje, em São Januário. O primeiro sinal da suposta confiança é que não haverá mudanças nos titulares de alguns tropeços.

Muricy admitia mexer no sistema defensivo. Uma das hipóteses, segundo ele, seria o retorno de Adriano para proteger a zaga formada pelos experientes Edu Dracena e Durval, mas que não repetiram o entrosamento de tantos elogios na Libertadores, Só que o volante não se recuperou totalmente da lesão muscular na coxa direita. Persistem as cicatrizes, segundo revelaram os exames.

Apesar de tudo, Muricy aposta no carisma de Neymar e Paulo Henrique Ganso. O primeiro sobra no esquema ofensivo, mas o canhotinha tem oscilado como nunca. Borges reconhece a instabilidade, mas investe na reabilitação. O atacante citou a palestra de ontem como um dos estímulos motivacionais que podem, quem sabe, recolocar o Santos no rumo. "É hora de acreditarmos. Não podemos desanimar", recomenda o artilheiro, ao se referir à influência dos componentes psicológicos que poderiam, em tese, resgatar o equilíbrio de outros tempos. "Nosso momento é complicado, mas isso acontece no futebol. É preciso que a gente saiba manter a calma. Só assim facilitaremos a nossa rápida recuperação", acredita Borges, um dos raros expedientes capazes de tranquilizar a exigente torcida do Santos.

Segundo ele, a zona do rebaixamento é algo circunstancial, que não seria pretexto para eliminar o potencial da equipe na sequência do campeonato. "Conhecemos nossos limites. Não vamos desanimar. Temos tudo para reagir logo", supõe.

O Santos (17º colocado) obteve apenas 11 pontos em 30 disputados (exatas 10 rodadas) - foram três vitórias, dois empates e cinco placares negativos. O aproveitamento é de 36,7%. Como disputou três duelos a menos do que a maioria dos concorrentes, a média é superior à do Atlético-MG, Atlético-GO e Grêmio. Apesar da presença de Neymar e Ganso hoje no Rio, o que mais preocupa é o futuro sem os dois talentos rotineiramente incluídos na Seleção.

Pelé compara Neymar aos maiores astros do futebol

Como se já não bastassem as indiscutíveis qualidades que o caracterizam, Neymar ganhou um padrinho importante na carreira: nada mais nada menos do que Pelé.

O Rei não esconde que a fase ascendente do príncipe o encanta nos estádios. Em entrevista ao site da Fifa, o Atleta do Século declarou que o atacante do Santos (e sempre na mira dos principais clubes internacionais) será um dia comparado aos maiores craques da história.

Segundo ele, Neymar ainda irá atingir o nível dos meias Kaká e Messi. "Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Ou pode ser como Ronaldo, Zico e Pelé. Espero que o garoto consiga", disse.

Pelé também elogiou a postura de Neymar ao recusado a proposta do Chelsea no ano passado. Acha que o garoto enfrentaria dificuldades para se adaptar ao Campeonato Inglês. Mas, segundo ele, o forte assédio do Real Madrid é um sintoma de que será complicado mantê-lo no futebol brasileiro. "O Santos é o meu time. Ele começou lá conosco. Torço para que ele fique lá até mais ou menos a Copa do Mundo de 2014, mas reconhece que será um pouco difícil segurá-lo", prevê o tiete de Neymar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;