Esportes Titulo
Ministro entrega kits de material esportivo no Paraná
Da Agência Brasil
16/02/2003 | 18:57
Compartilhar notícia


O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e o governador do Paraná, Roberto Requião entregarão nesta segunda-feira em Curitiba kits de materiais esportivos - bolas de futebol de campo e salão, voleibol e handebol - a 196 escolas públicas paranaenses. Esses materiais são fabricados por presos que integram o projeto "Pintando a Liberdade", do Ministério do Esporte.

O projeto possui seis unidades no Paraná e emprega cerca de 500 presos que produzem duas mil bolas por mês. Foram beneficiadas no ano passado mais de 12 mil escolas no País com a distribuição de bolas, redes, raquetes de tênis e de mesa, mochilas e uniformes.

Além da distribuição de materiais, o Ministério do Esporte e o governo do Paraná formalizarão parceria visando gerar emprego e renda através dos esportes, em comunidades de baixa renda, com a utilização da experiência do "Pintando a Liberdade".

O município de Mamborê, região de Campo Mourão, será o primeiro beneficiado com o projeto Emprego e Renda no Esporte, por meio do qual pai e mãe desempregados produzem a bola para que o filho pratique esporte. A idéia é que o filho fique longe das drogas e violência e os pais obtenham renda para adquirir alimentos. Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomide, esta é uma ajuda concreta do Ministério do Esporte ao Programa Fome Zero.

O "Pintando a Liberdade", criado há cinco anos no Paraná, tem a finalidade de reintegrar os presos à sociedade e profissionalizá-los por meio da utilização da mão-de-obra na fabricação de materiais esportivos.

Atualmente, o programa beneficia 12,7 mil detentos de 25 Estados e do Distrito Federal, explica o executor do projeto, Gerêncio Nelcyr de Bem. Além de garantir um ofício aos detentos, é pago um salário para auxiliar-lhes nas despesas familiares. A cada três dias de trabalho nas oficinas, os internos ganham um dia de redução da pena.

Na confecção dos produtos é utilizado material com a mesma qualidade de marcas esportivas famosas. O Ministério do Esporte compra os materiais do "Pintando a Liberdade" com desconto de 30%, e contribui, assim, com o Ministério da Justiça na inserção dos presos ao mercado de trabalho. A implantação do projeto é feita em acordo com a Secretaria de Justiça ou Esporte de cada estado. Qualquer preso pode participar do projeto, mas os critérios de seleção são definidos pela administração dos presídios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;