Cultura & Lazer Titulo
Decisao sobre Microsoft nao compromete investigaçao da UE
Do Diário do Grande ABC
04/04/2000 | 12:49
Compartilhar notícia


A decisao tomada nesta segunda-feira pela justiça americana, que considerou a Microsoft culpada de violar as leis antimonopólio dos Estados Unidos, ``nao compromete' a Uniao Européia, que realiza uma investigaçao preliminar contra a gigante da informática, declarou nesta terça-feira um porta-voz da Comissao Européia.

A decisao americana ``nao nos compromete' e ``nao sabemos quais serao as sançoes' aplicadas, mas ``vamos examiná-la com o maior cuidado', acrescentou o porta-voz Michael Tscherny, que se recusou a fazer outros comentários.

Ele lembrou que a Comissao Européia enviou à Microsoft, em nove de fevereiro, um pedido formal de informaçoes sobre seu novo sistema operacional, o Windows 2000, e lhe deu um prazo de quatro semanas para responder a 14 perguntas, ampliado mais tarde para até 15 abril.

Parte do Windows 2000, lançado em 17 de fevereiro, poderia ir contra a lei por incidir no ``conjunto de sistemas de servidores e no comércio eletrônico', explicou, em fevereiro, o comissário de Competência, Mario Monti.

Após considerar a informaçao, a Comissao Européia decidirá se leva adiante uma investigaçao completa sobre o assunto.

``Todos os produtos da Microsoft sao compatíveis' e os que nao têm acesso a eles podem ser discriminados, acrescentou Monti, que assinalou que isso permitiria à gigante da informática ``aumentar sua influência nos sistemas operacionais'.

A Microsoft alegou que os pedidos de informaçao da Comissao Européia correspondem ao pedido de uma de suas rivais, a Sun Microsystems.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;