Economia Titulo
Alencar descarta intervenção para solucionar a crise da Varig
Da Agência Brasil
11/03/2005 | 15:39
Compartilhar notícia


O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, voltou atrás nas declarações feitas na véspera, e afirmou nesta sexta-feira que não há razões jurídicas para uma intervenção na Varig. Segundo ele, o governo procura uma solução de mercado para salvar a companhia aérea.

"O que o Estado deseja é uma solução de mercado buscada por meio de entendimentos negociais da empresa com novos candidatos a operar a companhia, e o governo examinará isso com o maior apreço, como está disposto a fazer", disse.

Alencar, que nesta sexta-feira fez palestra para oficiais do curso de políticas estratégicas da Eceme (Escola de Comando e Estado Maior do Exército), na Praia Vermelha, negou que o governo esteja pensando em ajudar a Varig com financiamento por intermédio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ele entende que se o governo participa e oferece tratamento diferenciado a uma empresa passa a ser motivo de crítica. "Ou somos uma economia de mercado ou não somos e o Brasil é uma economia de mercado. Por isso, as decisões devem ser empresariais e não paternalísticas", explicou Alencar.

Sobre o consórcio português Pestana que teria anunciado o interesse em comprar 20% do capital da Varig, Alencar disse que a proposta ainda não lhe foi comunicada oficialmente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;