Esportes Titulo
Na crista da onda
Cecília Mariano
Do Diário OnLine
29/05/2003 | 17:01
Compartilhar notícia


Tudo começou no Havaí, por volta de 1777, quando os nativos começaram a se divertir tentando ficar em pé sobre troncos de madeira para dominar as enormes ondas que quebravam no litoral. A novidade logo se tornou mania na região e deu origem ao surfe, esporte muito difundido pelos quatro cantos do mundo.

No Brasil, ele chegou tímido, trazido por turistas americanos. A grande extensão do litoral favoreceu o esporte e criou-se uma verdadeira legião de surfistas brasileiros, alguns bastante conhecidos em competições internacionais.

O esporte não faz distinção de sexo e idade, mas saber nadar e ter um bom preparo físico são essenciais para quem pretende entrar em competições ou apenas se divertir e esquecer a correria do dia-a-dia pegando uma onda.

A seguir, algumas dicas do surfista João Paulo Ribeiro, 22 anos.

Desde quando você surfa?
Desde os 11 anos. Comecei a surfar porque, além da paixão pelo mar, já praticava esportes do gênero. Além do mais tinha bronquite e meu médico recomendou um esporte que exercitasse e dilatasse meus brônquios. Apenas juntei o útil ao agradável!

Já participou de alguma competição?
De surfe não, apenas de outros esportes. Como não morava na praia, não podia me dedicar ao esporte para alcançar o nível de um competidor. Além do mais, é um esporte ao qual me dedico para relaxar, o que acaba não tendo sentido em uma competição.

Como é a convivência com os outros surfistas?
Fora da água é pacífica, mas dependendo de alguns picos (praias onde se pode surfar), não é nada boa. Existe rivalidade e briga. Seria como eu não deixar alguém de fora de meu bairro jogar na quadra local, só se fosse em dia de chuva por exemplo, pode? Isto acabou me levando a surfar apenas no inverno, pois, além da água fria, as ondas no sul atingem um tamanho consideravelmente perigoso, ainda mais se for durante uma ressaca, o que leva a maioria dos surfistas a terem digamos uma "dor de barriga" e coisas do tipo, deixando as praias com menos gente, menos brigas e mais adrenalina. O que por um lado é ruim, pois o que deveria ser uma confraternização acaba sendo uma disputa, mudando a idéia do esporte.

Qual a relação entre o esporte e a natureza?
Total. Poderíamos comparar a uma simbiose, onde o mar e o surfe dependem um do outro. Hoje os surfistas defendem o mar e tentam mantê-lo limpo, pois sem mar não tem surfe.

Qual a faixa etária de quem pratica?
Dos seis aos 80 anos (idade do surfista mais velho em atividade, Rabit Kekai).

Qual a melhor época para praticar?
Na minha opinião é no inverno. Os anticiclones, que são os maiores emissores de vento (ingrediente básico para a formação das ondas), são mais constantes no Atlântico Sul.

Você acha que o esporte relaxa e poderia ser usado como uma 'terapia' anti estresse?
Dependendo do lugar, com certeza!

Existe alguma restrição para quem quer praticar?
Não, apenas requisitos: saber nadar e muita força de vontade, pois não é fácil.

Quais os cuidados que os iniciantes devem tomar?
Distância de pedras, e largamares (correntes que tendem a se direcionar para fora da arrebentação das ondas).

Uma dica para os iniciantes..

Respeitar os mais experientes, praticar muito e boa sorte! Aloha!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;