Cultura & Lazer Titulo
SP expoe as linhas paradoxais da carioca Elizabeth Jobim
Everaldo Fioravante
Da Redaçao
29/09/2000 | 18:25
Compartilhar notícia


O Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em Sao Paulo, apresenta uma série de desenhos da artista plástica carioca Elizabeth Jobim, a maioria inédita e datada deste ano. Sao sete trabalhos em acrílica e dois em acrílica e nanquin, sempre sobre papel. As obras (seis verticais e três horizontais) têm formatos que vao de 110 cm x 70 cm a 210 cm x 153 cm.

"Utilizo pedras como modelos: as observo e faço estudos. Depois, as arranjo como naturezas-mortas e as desenho. Desenvolvo as linhas, escorridas, num diálogo com o fundo branco", diz Elizabeth Jobim. "Essas obras se caracterizam pela luminosidade da cor: utilizo, por exemplo, o vermelho, o azul, separados em cada composiçao", conta.

Segundo o crítico de arte Rodrigo Naves, em texto no catálogo da mostra, os trabalhos da artista "se constroem com linhas. Nao resta dúvida. Mas essas mesmas linhas têm uma largura pouco comum no desenho. E, paradoxalmente, a sua maior definiçao nao conduz a uma solidificaçao das coisas que delineiam. Ao contrário, essas faixas de cor se mostram excessivas para circunscrever um sólido. E por serem excessivas, em vez de o regularizarem, desconjuntam-no".

"Há também um diálogo entre o suporte e a tinta, que é à base d`água e penetra no papel", fala Elizabeth, que trabalha com papel desde o início da década de 80. Essa é a terceira individual da artista na capital - a primeira aconteceu no Centro Cultural Sao Paulo, em 1989, e a segunda, no próprio Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em 1997, quando mostrou obras em óleo sobre tela e óleo sobre madeira.

A artista plástica já participou de diversas exposiçoes individuais e coletivas. Entre elas, mostras no Paço Imperial e no Centro Cultural Cândido Mendes, ambos no Rio, e na Neuhoff Gallery, em Nova York.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;