Setecidades Titulo
Polícia caça quadrilhas que seqüestram motoristas
Daniel Fernandes
Da Redaçao
10/04/1999 | 17:40
Compartilhar notícia


Duas quadrilhas sao responsáveis pelos seqüestros de motoristas com o obejtivo de roubar carro ou sacar em caixa eletrônico em Sao Bernardo, desde o começo do ano. A informaçao foi divulgada neste sábado pelo departamento de investigaçao da Delegacia Seccional da cidade. A Polícia Civil já tem pistas que podem levar à prisao dos bandos.

Os assaltantes, em muitos casos, levam suas vítimas para caixas eletrônicos, sacam dinheiro e as abandonam em seguida. Outras vezes, seqüestram as vítimas para roubar o carro e objetos de valor. A maior incidência desses casos aconteceu no fim de semana de 19 a 22 de março, quando foram registrados sete casos nos bairros Suíço (cruzamento da ruas Luzern com avenida Helvetia), Batistini (estrada Galvao Bueno) e Rudge Ramos (Winston Churchill), na Vila Beatriz (rua Lázaro Rossi) e no Centro (avenida Pereira Barreto e ruas José Versolatto e Jurubatuba).

Com base nos casos noticiados pelo Diário durante aquele fim de semana, e nas informaçoes divulgadas pelo Setor de Planejamento e Análise da Seccional, a Polícia Civil da cidade mapeou e deflagrou uma operaçao para tentar conter os roubos.

De acordo com José Rodrigo Martinez, chefe dos investigadores da Seccional de Sao Bernardo, um relatório com os sete locais onde foram registradas as abordagens aos motoristas foi enviado para equipes do Garra (Grupo Armado de Repressao a Roubos e Assaltos) e para delegacias responsáveis pelo policiamento nos bairros afetados.

"Depois daquele fim de semana, viaturas da Civil passaram a patrulhar diariamente as regioes com maior número de casos", disse Martinez. O chefe dos investigadores acredita que os seqüestros com a intençao de roubo devem diminuir. "Vamos aguardar a nova estatística, mas a freqüência deve ser menor".

Apesar do mapeamento e da realizaçao de operaçoes policiais, que acontece há três semanas, Martinez admitiu que outros casos podem acontecer. Crimes como o praticado contra o médico Sérgio Martins de Assis, 50 anos. Ele foi abordado por assaltantes, quando estacionava seu carro na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Marchi.

Os ladroes o levaram para um matagal e pediram cartoes magnéticos e as senhas para o médico. Depois de duas horas, e de sacar cerca de R$ 700, os assaltantes libertaram Sérgio.

Uma denúncia anônima que resultou na prisao de Luiz Carlos Vanni, 30 anos, no último dia 29, pode ter sido o ponto de partida para se chegar às quadrilhas.

Luiz foi reconhecido por um casal de namorados que teve, na noite do dia 18 de março, seu Tipo cinza roubado na rua Siqueira Campos, na Vila Marchi. Luiz e um comparsa, que continua foragido, abordaram o casal e pediram cartoes de crédito e as senhas. Como as vítimas disseram que nao os tinham, foram libertadas. A dupla fugiu com o carro.

O veículo foi encontrado, no dia seguinte ao roubo, na via Anchieta, em Sao Bernardo. Alexandre Ferreira de Andrade, 25 anos, dirigia o carro. O casal nao o reconheceu como um dos autores do roubo, mas ele foi preso em flagrante por receptaçao.

Roberto Tadeu Sampaio Lopes, delegado-titular do 6º DP, responsável pela prisao, disse que está investigando a ligaçao de Luiz com outros crimes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;