Internacional Titulo
Baixas americanas no Iraque afetam a popularidade de Bush
Da AFP
07/08/2005 | 13:23
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sofreu um novo revés político no fim de semana com a divulgação de uma pesquisa de opinião, feita depois do aumento das baixas americanas no território iraquiano, que mostra uma drástica queda no apoio popular a sua política no Iraque.

A pesquisa, publicada pela revista Newsweek, mostra que apenas 34% dos americanos aprovam a política de Bush no Iraque, contra 61% que expressaram seu desacordo. O resultado registra a menor popularidade do presidente sobre a guerra no Iraque, que até então nunca havia sido menor do que 40%.

Esta sondagem é similar à executada na semana passada pelo instituto Ipsos-Public Affairs para a agência Associated Press, que mostrou que apenas 38% dos consultados aprovavam a política de Bush no Iraque, com 59% que a criticavam e 2% com opiniões contraditórias sobre o tema.

Pelo menos 40 militares americanos morreram no Iraque nos últimos 10 dias, em um dos surtos mais intensos de violência insurgente desde o início da invasão americana ao Iraque, em março de 2003.

Na última quarta-feira, os rebeldes executaram um dos maiores ataques, quando uma bomba colocada à beira de uma estrada explodiu no momento da passagem de um veículo blindado pela cidade de Haditha, matando 14 marines.

Mais de 1,8 mil soldados americanos já morreram no Iraque, segundo dados do Pentágono.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;