Cultura & Lazer Titulo
Tata Amaral prestigia grafiteiros
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
22/06/2001 | 18:19
Compartilhar notícia


Doze equipes de grafitagem pintam neste sábado, a partir das 9h, o muro do Centro de Varrição do Semasa (av. Queiroz dos Santos, 736), em Santo André. A demonstração, intitulada Grafite – A Nossa pARTE, integra um evento sobre segurança pública promovido pela Prefeitura. À tarde, haverá apresentações de música e dança. As atividades receberão as visitas da cineasta Tata Amaral e de Franz Vanderschueren, representante da ONU (Organização das Nações Unidas).

A cineasta marca presença em busca de novos contatos, que serão úteis na confecção do documentário que está produzindo sobre o movimento hip hop. “Quero conhecer mais gente e seus trabalhos”, afirma Tata. Depois desse filme, ela começa a gravar o longa-metragem Lila Rapper, com roteiro de Luís Alberto de Abreu e Jean-Claude Bernadet.

“O grafite de Santo André é referência para todo o Brasil”, diz Tata. Seu documentário, encomendado pela Prefeitura, tem a incumbência de rever o movimento 12 anos depois, em uma comparação com outro filme, feito em 1989. “Devo registrar essa nova geração”, diz.

As equipes de grafiteiros participantes foram selecionadas entre aquelas que se inscreveram na Assessoria da Juventude, órgão ligado ao governo municipal. Os grupos são Traços, Tota, Chorão, Nitros/Botcha, Ciro, DKA, Acassio, Miguel, Frangoni/Só Calcinha Crew, Childs, Dubril e Alê Anjo.

Os organizadores do evento confirmam a presença de Vanderschueren. O representante da ONU em Nairóbi, na África, está no Brasil para participar do seminário da Prefeitura, no qual ontem compôs a mesa do debate Cidades Seguras. “Ele (Vanderschueren) alimenta a idéia de que o grafite é uma arte urbana e um instrumento de comunicação que age em combate à violência”, diz o assessor da Juventude Jefferson Sooma.

A partir das 13h30, no mesmo local, acontecerão várias apresentações artísticas abertas ao público. Estão confirmados os shows de rap dos grupos Uafro e Sistema Racional; o funk e blues da banda Vasco Faé e os Romários; e o racha de b.boys e exibição de capoeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;