Setecidades Titulo
Sto.André terá estações meteorológicas
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
20/11/2009 | 08:08
Compartilhar notícia


Santo André terá cinco estações meteorológicas. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pretende colocar em funcionamento, até o fim deste ano, as primeiras delas. O custo do projeto é de R$ 500 mil. As informações dos equipamentos permitirá a organização de ações preventivas e de emergência em casos de chuvas fortes e vendavais. Ao todo, serão instaladas cinco estações.

Os dispositivos permitirão observar o índice pluviométrico (quantidade de chuva), temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, radiação global solar e avaliação do nível de calha de rio.

Por favorecer a incidência de enchentes, o Rio Tamanduateí e os córregos Guarará, dos Meninos e Oratório estão entre os pontos que receberão monitoramento criterioso.

"Os equipamentos possibilitarão maior agilidade na tomada de decisões, pois oferecem subsídios para os técnicos realizarem o gerenciamento de riscos em pontos predeterminados", exemplificou o superintendente adjunto do Semasa, Dovílio Ferrari Filho.

Para o professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Kurt Amann, além de servir para colocar em alerta as autoridades, as estações também permitem elaborar projetos em longo prazo.

"Os equipamentos que acompanham a vazão dos rios, por exemplo, são interessantes porque possibilitam o dimensionamento de obras de drenagem", afirmou.

A expectativa é de que o processo licitatório seja finalizado em 15 dias, com a assinatura do contrato com a empresa que fará a instalação e a interligação dos dispositivos ao sistema de monitoramento do Semasa, que recebeu as estações gratuitamente da iniciativa privada.

A autarquia colocará em funcionamento todas as cinco estações em até 100 dias após a assinatura do contrato, mas espera que ao menos uma esteja ligada até o fim do ano.

São Caetano - Para minimizar efeitos destrutivos dos alagamentos que deverão incidir com a chegada das chuvas de verão, a Prefeitura de São Caetano está criando comissão de prevenção às enchentes, que unirá o trabalho de diversos órgãos municipais com os bombeiros e a polícia.

Semasa quer que o programa seja ampliado
O Semasa pretende instalar as estações meteorológicas na Vila Curuçá, ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guarará, reservatórios Camilópolis e Paraíso e no piscinão AM-3, no bairro Bom Pastor. "É um processo embrionário, mas queremos expandir. Com a consolidação, poderemos realizar melhor monitoramento", disse o superintendente adjunto Dovílio Ferrari Filho.

Segundo o Semasa, os dados obtidos pelos instrumentos beneficiarão também as cidades vizinhas. Apesar da vantagem, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC informou que a necessidade de integrar regionalmente as informações climáticas não está em discussão na entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;