Setecidades Titulo
Fundação Casa define gestora para São Bernardo
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
12/02/2011 | 07:41
Compartilhar notícia


A Fundação Casa escolheu a ONG (Organização Não Governamental) Dignitas - Instituto de Cidadania e Desenvolvimento Humano como entidade que realizará a gestão compartilhada da unidade de São Bernardo em parceria com o Estado. A obra deverá ser entregue até o fim do mês.

A gestora técnica da ONG, fundada pelo ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares, Heloisa Daniel, informou que ainda não foi firmado o convênio.

"Após a assinatura, será realizada capacitação de três semanas, que acredito que aconteça até meados de março. Serão 68 pessoas da ONG trabalhando na unidade", explica Heloísa, que já foi diretora de uma unidade da antiga Febem e presidente da Fundação Criança de São Bernardo, entre 2000 e 2005.

Heloísa sempre esteve ligada aos direitos da criança e do adolescente, e explica que a entidade será responsável pela gestão pedagógica. "Vamos atuar com assistentes sociais, psicólogos, profissionais da área administrativa e agentes educacionais, diretamente com os jovens."

A entidade foi indicada pela Fundação Criança. "Fomos consultados e indicamos a Dignitas pelo trabalho que já fez em abrigos em Santo André e em Guarulhos", afirma o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, também coordenador do Grupo de Trabalho Criança Prioridade I do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Para ele, gestão compartilhada permite realizar trabalho mais humanizado e dá condições para que o jovem saia da unidade e se restabeleça na sociedade.

Os dois prédios de São Bernardo - custo de R$ 8 milhões - terão capacidade para 112 vagas, sendo 80 para internação e 32 para regime temporário, daqueles que ainda aguardam decisão judicial.

Reforma da unidade de Mauá deve ser entregue em março 

A entrega da reforma da Fundação Casa de Mauá deve acontecer em março. O valor da obra é de R$ 1,3 milhão. O espaço para 56 jovens, inaugurado em 2006, está passando por reformas estruturais, que atrasaram por conta das chuvas.

Em Santo André, a Fundação Casa informou que a ordem de serviço ainda não foi assinada. A previsão é de que aconteça no dia 1º de março. Após a assinatura, o prazo para a construção da obra é de 240 dias.

Santo André tem projeto igual ao de São Bernardo. Serão dois prédios, a serem construídos na Vila Palmares, ao lado do CDP (Centro de Detenção Provisória).

A área onde vai funcionar a unidade de Diadema já foi definida; fica ao lado do parque municipal, onde funciona a semiliberdade. Sendo assim, a Fundação informou que essa unidade será deslocada para outro local, que ainda não foi definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;