Setecidades Titulo
ABC tem dia de luta contra o câncer de pele
Do Diário do Grande ABC
23/11/2003 | 20:45
Compartilhar notícia


Cerca de 150 pessoas procuraram a Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, durante a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Apesar de encerrada a campanha, o ambulatório da escola faz todos os exames de prevenção e tratamento gratuitamente, e não tem fila. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), este ano o país deverá registrar 82 mil casos de câncer de pele, dos quais 2 mil resultarão em morte.

O foco da campanha da SBD este ano foram as crianças e o desenvolvimento do hábito de se proteger do sol desde cedo. Segundo os especialistas, se os cuidados forem intensificados até os 18 anos, as chances de se desenvolver a doença são reduzidas em até 85%.

Quem foi à Medicina assistiu a uma palestra realizada pela SBD com informações a respeito dos danos que a doença pode provocar e como se prevenir. Depois, os pacientes eram encaminhados para uma triagem monitorada pelos alunos do terceiro ano e residentes. Os casos suspeitos foram encaminhados para o ambulatório da faculdade.

Segundo Camila Atallah, estudante do terceiro ano de Medicina e presidente da Liga de Combate ao Câncer de Pele da Faculdade de Medicina do ABC, foram dez os casos de melanoma (um tipo grave de câncer de pelo) encontrados na jornada de sábado.

A família Monforte está entre o grupo de risco e procurou a campanha para saber como se prevenir. “Eu não uso filtro solar e vi na televisão que faço parte do grupo de risco. Viemos até aqui para saber como cuidar da pele”, disse o comerciante Antonio Monforte, que levou o filho Arthur. O garoto ficou assustado com as imagens que viu. “Agora eu vou começar a usar protetor solar, porque eu não quero ficar daquele jeito”, disse.

Os interessados no diagnóstico gratuito devem procurar o serviço prestado pela Fundação do ABC e comparecer pessoalmente ao local, munido de RG e comprovante de residência, entre 7h às 8h, para marcar a consulta. Mais informações pelo telefone 4993-5400.

Colaboraram Claudia Midori e Katiuscia Dias




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;