Setecidades Titulo
Homicídios diminuem na região e roubo cresce em Sto.André
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
02/08/2004 | 20:29
Compartilhar notícia


Os assassinatos diminuíram 26,06% no Grande ABC e os roubos (excetuando-se os de veículos) aumentou 5,67% na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2003. A maior queda em homícidios dolosos (com intenção), foi registrada em São Bernardo (36,23%). O roubo cresceu principalmente em Santo André, que registrou alta de 14,65%. Essas são as principais conclusões das estatísticas de criminalidade divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. O levantamento inclui ainda furto e roubo de veículos e demais furtos. Apenas Diadema e Rio Grande da Serra tiveram redução em todos os crimes.

A queda de homicídios na região pode ser reflexo da Lei seca (que obriga o fechamento de bares das 23h às 6h) implementada em julho de 2002 em Diadema e setembro do mesmo ano em Mauá, segundo as prefeituras, embora haja redução também nas cidades que não adotaram essa prevenção. “Isso (a queda) é fruto de esclarecimentos e prisões que fizemos, que inibem o crime”, afirma o delegado assistente da delegacia seccional de São Bernardo, Roberto Avino.

De acordo com o comandante do 10º Batalhão, Edson Sardano, responsável pelo policiamento de Santo André, ocorreu uma migração de bandidos que praticavam homicídios, furto e roubo de carros para outros tipos de roubos. “Nós intensificamos o combate ao furto e roubo de veículos, que ainda representam os maiores índices de violência da cidade e, naturalmente, os marginais passaram a atuar em outras frentes.” O major destaca que “grande parte dos roubos se refere a ataques a pedestres no Centro da cidade, local com grande concentração de pessoas e difícil prevenção”.

O delegado seccional de Santo André, Luiz Alberto de Souza Ferreira, informou que tem como prioridade combater homicídios, além de furto e roubo de automóveis. “Estes dois últimos são problemas crônicos em Santo André. Agora vamos passar a atuar mais fortemente contra roubos por meio de bloqueios e blitze em áreas que fazem divisa com a zona Leste da Capital, pois a maioria dos marginais são de lá”.

E mesmo em queda, o roubo de carros continua movimentando os plantões policiais. Nesta segunda, no Parque das Nações, a polícia prendeu uma quadrilha especializada nesse crime. No bairro Casa Branca, o promotor de vendas I.V.C., 26 anos, teve seu Uno roubado às 22h deste domingo. “Eu e minha namorada íamos visitar um amigo. Quando saíamos do carro, um ladrão armado nos rendeu e levou o veículo.” O carro não tinha seguro.

Em Mauá, onde o furto de carros aumentou 24,06%, a prioridade da polícia é outra. “Estamos preocupados com crimes mais graves e que tiveram redução, como homicídios e roubos”, disse o delegado titular da delegacia sede, Américo dos Santos Neto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;