Setecidades Titulo
Rede elétrica de Paranapiacaba começa a receber novos postes
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
14/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André, em parceria com a Eletropaulo, começou as obras de reformulação da rede elétrica de Paranapiacaba. Postes de concreto estão sendo colocados nas ruas ao redor da parte baixa da Vila Histórica e, na área central, serão instalados postes de ferro. Os trabalhos fazem parte do projeto de revitalização da vila, que começou há três anos.

Apesar de descaracterizar parte da arquitetura original do patrimônio histórico, integrantes do Ipahn (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquetônico e Paisagístico de Santo André) aprovaram as intervenções que estão sendo executadas em Paranapiacaba.

"Toda obra em bem tombado deve ter a autorização dos conselhos competentes. Neste caso, nos apresentaram o projeto de revisão da rede elétrica e chegamos a conclusão que seria melhor fazer a troca dos postes, pois o risco de incêndios em toda a vila era grande", explica o presidente do Comdephaapasa, Alberto Alves de Souza. "Paranapiacaba está recebendo muitos projetos culturais anualmente e a instalação elétrica não suportava mais."

As obras, que começaram no início do mês e têm previsão para serem concluídas em quatro meses, terão investimento aproximado de R$ 1,4 milhão. Serão colocados 138 postes de ferro nas ruas centrais da parte baixa da vila e postes de concretos em todas as ruas periféricas.

"Tentamos negociar com a Eletropaulo para que as características fossem mantidas, mas eles não abriram mão dos postes de cimento. Do ponto de vista estético, haverá grande diferença", diz Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;