Setecidades Titulo
Médico alerta para álcool na mochila
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
21/08/2009 | 08:01
Compartilhar notícia


 

Adotado como medida de precaução em relação à gripe suína, o álcool gel pode causar transtornos a crianças e adolescentes quando transportado na mochila da escola. A substância é altamente inflamável e pode ainda causar intoxicação, se for ingerida pelo estudante.

O alerta é dado pelo chefe do Ceatox (Centro de Apoio Toxicológico) do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, Anthony Wong. A ideia sobre riscos surgiu na segunda-feira, quando deixou os filhos na escola. "Alguns colégios até pediram para os pais enviarem álcool na mochila", diz.

O toxicologista explica que o uso do álcool é uma medida de prevenção importante. Porém, a substância deve estar disponível em dispensadores nos colégios e nunca ser transportado por crianças. "É um produto que deve ser utilizado com a supervisão de adultos", diz.

Os riscos são muitos, como o envenenamento. Alguns produtos contam com aroma que pode induzir a criança a colocá-los na boca. "Dependendo da quantidade, causa até coma alcoólico. É um porre", explica Wong.

Um tubo mal tampado pode fazer vazar o líquido no interior da mochila. O álcool em 70% é altamente inflamável. Próximo a fontes de calor - panela de pipoqueiro, por exemplo - pode causar combustão.

Mãe de aluna da EE Américo Brasiliense, em Santo André, Kátia Oliveira Araujo, 36, não sabia dos riscos. "Vou pensar melhor antes de mandá-la com álcool novamente."

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda a higienização, mas diz que cabe aos pais a decisão de levar ou não o álcool gel na mochila.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;