Cultura & Lazer Titulo
Cisne Negro faz estréia nacional
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
19/04/2001 | 17:51
Compartilhar notícia


Sob a direção artística de Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia. de Dança faz nesta sexta no Teatro Alfa, em São Paulo, a estréia nacional de Trama, coreografia de Rui Moreira. Além de Trama, estão no programa os balés Danses Concertantes (1998, de Mark Baldwin) e Fruto da Terra (1999, de Itzik Galili).

Inspirada nas festas populares brasileiras, Trama é a primeira coreografia do paulistano Moreira para a companhia, que integrou durante sua carreira de bailarino. A trilha sonora é composta por músicas de Lenine, Marcos Suzano, Mestre Ambrósio e por temas da coletânea Música do Brasil. O cenário é do capixaba Hilal Sami Hilal e o figurino, do pernambucano Eduardo Ferreira.

O título da coreografia não tem conotação amorosa. A referência são as rendeiras nordestinas. “É esse trabalho que se identifica com a trama coreográfica”, explica Hulda. Mas não se trata de um balé folclórico. “A linguagem é a contemporânea”, afirma a diretora artística. “O cenógrafo preparou um rendilhado virtual, trabalhou com renda siliconada. Isso dá à obra um aspecto de contemporaneidade”, conta Hulda.

A Cisne Negro, fundada há 24 anos, tem mais de 40 coreografias no repertório. Depois da capital paulista, a companhia mostra Trama nas regiões Sul, Norte e Nordeste do Brasil e no interior de São Paulo. Estados Unidos e Chile também estão no roteiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;