Setecidades Titulo
Concha acústica de 40 anos é implodida em SCS
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
08/02/2004 | 21:18
Compartilhar notícia


A concha acústica construída há mais de 40 anos na Praça 1º de Maio, na avenida Goiás, em São Caetano, foi ao chão em apenas três segundos na manhã deste domingo, após ser implodida com 3 quilos de dinamite pela CDI Construção, Desmonte e Implosão – também responsável pela implosão do Complexo do Carandiru. Poeira, concreto e entulho foram as únicas coisas que restaram do antigo espaço de lazer planejado para eventos, mas que, por muitos anos, ficou inutilizado.

A operação foi feita sem alarde entre os tapumes que cercam a área de 20 mil m² em reforma, sob a vigilância de voluntários da Defesa Civil e da Guarda Municipal. Os escombros do concreto deverão ser retirados do local até o final da semana que vem, segundo o engenheiro responsável da empresa, Virgílio Mazza.

De acordo com o presidente da Defesa Civil, Dorival Fernandes, a presença de cupins na concha serviu de alerta para que seja feita uma vistoria na passarela do prédio que abriga a Câmara Municipal, localizado ao lado do terreno.

Ostracismo – Antigos moradores do município, como a voluntária da Defesa Civil Ivoni Emico, 66 anos, há 30 residente na cidade, foram algumas das poucas testemunhas da implosão. “Essa concha estava muito precária e não acontecia nada por aqui. Só me lembro de ter visto um show musical nela, há muitos anos”, contou. A expectativa da dona de casa, agora, é que a praça continue com o seu verde e tenha muitas áreas de lazer para que possa passear com seus netos.

Nas lembranças do diretor de Assuntos Jurídicos do município, João da Costa Faria, que também estava no local, a praça só teve movimentação nos anos 60. “Em 64, eu me recordo que a concha foi palco de manifestações de estudantes da cidade e do Sindicato dos Metalúrgicos. Depois, deixou de ser utilizada e chegou a receber o apelido de escorregador de elefante, por causa de seu formato”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;