Setecidades Titulo
Presos ficam sem visitas após tentativa de fuga
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
30/09/2009 | 07:18
Compartilhar notícia


A visita de fim de semana e a entrega do popular jumbo (alimentos levados pelos parentes aos presos) estão suspensas no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André. Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), a interrupção é uma medida disciplinar da direção em resposta à tentativa de fuga de três detentos no domingo. Na ocasião, dois presos foram baleados, um teve escoriações e um agente penitenciário teve o dedo parcialmente decepado com uma faca.

O comunicado sobre a paralisação momentânea foi afixado na entrada da unidade, instalada na Vila Palmares. O cartaz informa que não haverá distribuição de jumbo nos dias 29 (ontem) e 30 (hoje), bem como também não serão autorizadas visitas nos dias 3 (sábado) e 4 (domingo).

A determinação pegou de surpresa os parentes que foram ontem entregar alimentos para os detentos. Na entrada do CDP, os visitantes reclamavam não terem tido a informação antecipadamente e também se queixavam da ausência de notícias sobre os presos.

"Eu venho até aqui e agora não posso entregar a comida e ninguém fala nada", protestou uma mulher que tentava deixar alimentos para o filho.

Para os que perguntavam os motivos da interrupção da visita e do jumbo, um funcionário da unidade dizia apenas que "a cadeia está parada" por causa da "confusão do domingo" e que deverá voltar ao normal "só na semana que vem."

Segundo a Pastoral Carcerária, a suspensão dos serviços imediatamente ao registro de conflitos é um procedimento comum no Estado.

A adoção da medida disciplinar reforçou a desconfiança dos parentes de que os detentos possam estar sofrendo alguma represália em virtude da tentativa de fuga.

Confusão no domingo - Aproveitando-se da saída dos familiares, pouco antes das 16h, três detentos tiraram seus uniformes e se disfarçaram de visitantes com a intenção de fugir da unidade no domingo. Eles teriam passado por alguns portões internos, mas foram reconhecidos por funcionários na seção de detecção de metal.

Nesse momento, segundo testemunhas, se iniciou uma confusão. No tumulto, os presos feriram a faca um agente penitenciário - que teve um dedo cortado e foi também machucado no pescoço - mas não conseguiram completar a fuga. Dois detentos acabaram baleados nas pernas por homens armados que fazem a vigia na muralha do CDP. Outro se feriu em luta com agentes.

Em nota, a SAP informou que os três presos foram medicados e retornaram ao CDP, sendo o último somente ontem. O funcionário também recebeu atendimento médico e passa bem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;