Setecidades Titulo
Comprador de pneus vê falha em promoçao
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
04/10/1999 | 19:41
Compartilhar notícia


O instalador Vanderlei Roberto da Silva, 27 anos, de Santo André, acusa o Carrefour Eldorado, em Sao Bernardo, de ter feito propaganda enganosa. O hipermercado anunciou em uma placa o alinhamento grátis na compra de quatro pneus e, segundo o consumidor, nao ofereceu o serviço.

Ao pegar os pneus na loja, o instalador verificou que a etiqueta anunciava somente a montagem, balanceamento e revisao da suspensao e dos freios. Ele, entao, questionou um funcionário sobre o alinhamento. "Ele me disse que eu teria o alinhamento e, quando pedi uma autorizaçao por escrito, ele chamou a gerente."

O instalador passou a aguardar a gerente que lhe daria o documento. "Ela ficou enrolando o tempo todo e nao me deu autorizaçao nenhuma. Depois, ela mesma disse que somente o que constava na etiqueta é que seria garantido. Como eu estava cansado peguei os pneus e fui para o caixa."

O diretor do Procon Santo André, Ronaldo Queiroz Feitosa, disse que o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor garante que toda propaganda faz parte do contrato. "Por estar anunciado na loja que o alinhamento é gratuito, o consumidor deve exigir o cumprimento forçado do serviço, conforme prevê ainda o artigo 37, que proíbe publicidade enganosa."

A assessoria de imprensa do Carrefour informou que a garantia do alinhamento e dos demais serviços no veículo fazem parte de uma promoçao feita pela loja. O diretor da unidade Eldorado, Evaldo Tavares, se coloca à disposiçao do consumidor para eventuais esclarecimentos.

No mesmo dia, a compra dos pneus resultou em outra polêmica. Ao passar pelo caixa, Vanderlei quis pagar os dois pares em tíquetes alimentaçao. A caixa o informou que os tíquetes somente sao aceitos na compra de produtos alimentícios. Ele alegou já ter efetuado a transaçao em outra unidade da rede, o Carrefour Vergueiro.

"Argumentei que eu havia comprado, inclusive pneus, com tíquete. Depois, fui falar novamente com a gerente."  Nao satisfeito, o instalador foi buscar em casa os comprovantes, datados do início deste ano, que especificavam a compra de diversos utensílios com tíquete, incluindo uma compra de pneus realizada em abril. "Mesmo assim, a gerente falou que nao aceitaria. Eu saí do Carrefour Eldorado e fui até o da Vergueiro e lá comprei o jogo de pneus com tíquete."

O diretor do Procon disse que o Ministério do Trabalho, por meio do Programa de Alimentaçao do Trabalhador, determina que os vales alimentaçao só podem ser destinados para esse fim, embora muitos estabelecimentos os aceitem na compra de outros produtos.

A assessoria de imprensa do Carrefour informou que a rede segue rigorosamente a determinaçao da lei, e vai reforçar na loja da Vergueiro o cumprimento dos procedimentos quanto às restriçoes na aceitaçao de tíquetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;