Setecidades Titulo Combate ao Covid-19
Conselho de odontologia pede suspensão de atendimentos eletivos

Entidade recomenda que sejam mantidos apenas serviços de emergência; prefeituras alegam que já se adaptaram

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
20/03/2020 | 12:12
Compartilhar notícia
Pixabay


O Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) fez um apelo aos gestores municipais para que sejam suspensos os atendimentos eletivos, como limpeza, manutenção de aparelho ou cirurgias que possam ser agendadas. A iniciativa foi motivada pelo avanço dos casos confirmados de Covid-19. Apenas no Grande ABC, até ontem, já foram notificados 20 pacientes infectados como o novo coronavírus e outros 597 aguardam resultados de exames. No Estado de São Paulo são 286 casos e em todo o País, 621 registros de acordo com o Ministério da Saúde e 647 de acordo com as secretarias estaduais de Saúde. O Grande ABC tem cirurgiões dentistas inscritos no Crosp, e outros 2.215 profissionais de saúde bucal.

Porta-voz do Crosp, Marco Antonio Manfredini relatou que desde janeiro a entidade vem alertando as autoridades de saúde sobre a necessidade de preservar a saúde desses profissionais, sem prejudicar o atendimento à população. Manfredini apontou que além de cancelar os procedimentos eletivos, é preciso aumentar o tempo entre os atendimentos de urgência, para que sejam intensificados os procedimentos de limpeza e desinfecção. Também é necessário aumentar o espaço físico entre as cadeiras odontológicas nos consultórios que não são individuais. “Hoje são essas as recomendações, mas elas podem mudar a qualquer momento”, pontuou o porta-voz.

Santo André informou que as consultas odontológicas agendadas estão suspensas e que estão sendo realizados apenas atendimentos de urgência devido à contenção do novo coronavírus. Em São Bernardo, as consultas eletivas serão suspensas a partir do dia 23 de março. Apenas os atendimentos de urgência serão mantidos. Segundo a prefeitura, o padrão de atendimento nas 34 UBS (Unidades Básicas de Saúde) já determina distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras. Nos três CEO (Centros de Especialidades Odontológicas) o atendimento é realizado em salas individuais.

Em Diadema já estão suspensos temporariamente consultas e exames de rotina nas UBSs e Quarteirão da Saúde, atendimentos de rotina em saúde bucal e coletas laboratoriais de rotina. Mauá também está atendendo apenas emergências e a Carreta da Odontologia será temporariamente suspensa a partir de amanhã, sem dada para retorno. São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;