Esportes Titulo
Ramalhão se espelha na
letra do hino para o jogo
Dérek Bittencourt
do Diário do Grande ABC
07/08/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


"Santo André do coração, dentre os clubes o maior, uma equipe de valor, para defender o nosso futebol." Esta é a primeira estrofe do hino do Ramalhão, o qual os jogadores vão cantar hoje antes do jogo contra o Joinville, às 16h, em Santa Catarina, como é de costume. E desta vez um personagem específico quer justificar algumas das palavras e versos da canção: o goleiro Gustavo.

Aos 30 anos, o jogador é nascido em Uberlândia mas frequenta o Estádio Bruno Daniel desde os 17, quando acompanhava o pai e técnico Luiz Carlos Ferreira. Entre 2000 e 2004 jogou pelo clube e retornou no ano passado. Desde então, ficou apenas na reserva. Primeiro de Neneca. Depois, de André Luís. Este, porém, machucou-se e abriu espaço para o mineiro mais andreense do elenco.

 "Todos podem ter certeza de que vai ter no gol um andreense com amor e orgulho de vestir essa camisa", disse Gustavo, que participou de parte dos amistosos da pré-temporada, mas não joga os 90 minutos desde dezembro do ano passado, quando defendeu a meta da Seleção Paulista na partida contra a Carioca.

 "Se disser que não estou sem ritmo, é mentira. Mas colocarei o coração na ponta das chuteiras, com muita determinação, vontade e raça. Pretendo passar ao grupo a felicidade que estou por essa oportunidade. Quero que olhem para mim e vejam com quanto orgulho estou e vejam o quanto batalhei para ter minha chance. Meu coração está a 1.000 por hora", exaltou o goleiro.

Em busca da segunda vitória no Campeonato Brasileiro da Série C, Gustavo diz que o Santo André precisa se impor desde o início em Joinville. "Não é fácil e não é qualquer um que veste essa camisa. Será um jogo difícil, mas somos o time grande da chave. Temos que fazer o adversário respeitar nossa tradição e camisa. Mas falar não é suficiente, e sim provar", concluiu.

 

Vitória pode render liderança provisória

O que uma vitória não faz em um campeonato equilibrado como a Série C do Brasileiro. O Santo André, que após as duas primeiras rodadas agonizou na lanterna do Grupo 4 em razão das derrotas para Brasil de Pelotas (3 a 2) e Chapecoense (3 a 0), pode assumir hoje a liderança.

A vitória contra o Caxias (1 a 0) fez o Ramalhão subir ao quarto posto e ficar apenas um ponto atrás dos líderes Brasil, Joinville e Chapecoense. Se vencer hoje, a equipe do Grande ABC pode assumir a liderança da chave, desde que Caxias e Brasil empatem no outro jogo.

 "Podemos sair da partida na primeira colocação. Falei isso para eles. Precisamos alimentar isso dentro de cada um, porque temos capacidade para alcançar", destacou o técnico Rotta.

O cenário seria ideal para o clube, que folga no próximo fim de semana e só volta a campo no dia 21, contra o próprio Joinville, adversário de hoje, no Estádio Bruno Daniel - na primeira rodada do returno.

Para conquistar a segunda vitória na Série C, o treinador literalmente arrumou a casa durante a semana. Aliás, desde que assumiu mexeu não apenas com os brios do time, mas também no posicionamento dos jogadores. "Tomamos seis gols nos dois primeiros jogos e fizemos dois. Não era apenas acertar a parte ofensiva que estaria tudo certo, mas a defensiva, organizar a marcação. E o time melhorou, tanto que não temos tomado gol nem do time de baixo (reserva) nos treinos", explicou.

Estudioso, o treinador observou os dois primeiros duelos do Joinville na competição e elogiou o adversário. "Será um jogo difícil. Eles já empataram uma e venceram outra no campeonato. Por aquilo que jogaram, devem atuar com três zagueiros, dois alas, dois volantes, um meia e dois atacantes enfiados, sem velocistas. É preciso ter cuidado, porque também podem fazer duas linhas de quatro. Mas independentemente de como vierem, estaremos preparados."

Do outro lado, o técnico Arturzinho mostra-se confiante em fazer a lição de casa na Arena Joinville. "Somente os três pontos interessam. Vamos receber um adversário qualificado e que vem embalado, mas nosso grupo treinou bastante durante a semana e está preparado para enfrentá-los", disse o comandante do JEC.

 

Time viaja com desfalques para o Sul

Apesar de o técnico Rotta elogiar o desempenho da equipe durante os treinamentos da semana, os dias entre o jogo contra o Caxias e o duelo diante do Joinville não foram só de alegrias. Isso porque o goleiro André Luís sentiu o joelho (poderá até necessitar de artroscopia) e o lateral Andrezinho sofre de tendinite no adutor da coxa esquerda. Ambos sequer viajaram ontem com a equipe para Santa Catarina e serão substituídos por Gustavo e João Paulo (ou João Lucas), respectivamente.

Quem também está fora é Negretti. Expulso na rodada passada, está suspenso - será substituído por Mika. E mesmo que não estivesse, recupera-se de contratura no adutor direito. William Xavier ainda está em fase final de recuperação do trauma na perna direita, Djalma trata a cicatrização da lesão muscular na coxa e Chiquinho só volta em 2012 - sofreu lesão ligamentar no joelho esquerdo.

Por outro lado, o zagueiro Vitor Hugo (trauma nas costas) e o atacante Jefferson (pancada no joelho esquerdo) recuperaram-se e estão à disposição de Rotta. O primeiro, porém, não foi relacionado, enquanto o segundo disputa vaga de titular com o recém-contratado Raul.

Quem retorna ao time após duas semanas no departamento médico é Alemão. Sem confirmar o time, Rotta disse que confia em quem entrar em campo. "Se está no clube tem que estar preparado para jogar. Com certeza vamos levar o que temos de melhor para o jogo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;