Setecidades Titulo
Buraco na avenida dos Estados não foi reparado após 5 dias
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
09/02/2004 | 21:40
Compartilhar notícia


Cinco dias após o desmoronamento de um trecho da pista da avenida dos Estados, em Santo André, os trabalhos de recuperação ainda não tiveram início. A princípio, houve um conflito entre Estado e município sobre quem recairia a responsabilidade da obra, mas, na sexta-feira passada, um dia depois do incidente, o secretário estadual de Energia, Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, garantiu que o reparo seria executado pela empreiteira que realizou a contenção das margens do rio Tamanduateí na década de 90.

Até o fim da tarde desta segunda-feira, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão vinculado à Secretaria que coordenou os trabalhos da empreiteira na época, não soube informar o nome da empresa que executou a obra e se ela já havia sido informada sobre a necessidade do serviço de emergência. Segundo Arce, o reparo estaria previsto no contrato de licitação firmado entre o Estado e a empreiteira, como uma espécie de “cláusula de seguro”.

Com isso, ainda permanecem indefinidos os prazos de recuperação do trecho desmoronado. Desde o incidente, a dimensão do ‘buraco‘ que se formou na avenida dos Estados não aumentou. No entanto, suas proporções são significativas – cerca de quatro metros de profundidade por quase dez metros de extensão. A largura da cratera varia e em alguns pontos chega a medir até quatro metros.

Erosão – No asfalto, distante pouco mais de 50 centímetros do ‘buraco‘, surgiu uma rachadura de cinco centímetros que se estende por quase cinco metros ao longo da pista. Na última quinta-feira, quando ocorreu o desmoronamento, a largura da trinca não passava de dois centímetros. Nas extremidades da cratera, a camada de asfalto está suspensa, uma vez que a erosão se encarregou de levar a terra que garantia a sustentação.

No fim de semana foi reforçada a sinalização no trecho, que fica próximo da favela do Cigano, no bairro de Utinga. Além das barreiras de concreto – que substituiram cavaletes de madeira para alertar os motoristas sobre a cratera nas primeiras horas após o incidente –, também foram colocados pequenos postes revestidos com refletores, para sinalização noturna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;